Diário Atual

O Grupo 259 dos Escoteiros de Chaves participou no fim de semana passado, dias 20, 21 e 22, na atividade mundial escotista Jota-Joti.

A história deste evento começa no Acampamento Mundial de 1957, em Inglaterra, no qual participaram cerca de 35 mil escoteiros provenientes de 62 países. Nesse ano, foi montada uma grande Estação de Radioamadorismo. Nesta estação foram feitos 1712 contactos para 71 países. Em 1958, realizou-se aquele que foi o primeiro JOTA – Jamboree On The Air (Jamboree no Ar). O êxito desta atividade foi tal que passou a ser realizada anualmente. Sem restrições de idade ou de número de participantes e praticamente sem despesas o JOTA fornece uma oportunidade para os escoteiros contactarem entre si por meio do radioamadorismo.

A partir de 1996, e tendo em conta o desenvolvimento do escotismo na internet, começou a realizar-se oficialmente e em paralelo o JOTI – Jamboree On The Internet (Jamboree na Internet).
Este ano, à semelhança do que aconteceu no ano passado, o Grupo 259 de Chaves da Associação dos Escoteiros de Portugal, marcou presença na sua sede, no Açude em Vila Verde da Raia, na 60ª edição do JOTA e 21ª edição do JOTI, contando com a participação de mais de 50 miúdos e graúdos, escoteiros e não escoteiros, que ao longo do fim de semana comunicaram via rádio e via internet com escoteiros de todo o mundo. Com o Apoio da ARAT – Associação de Radioamadores do Alto Tâmega, foi possível contactar todas as estações em Portugal continental e ilhas, e ainda fazer uma “perninha” pela Europa. No JOTI, os escoteiros tiveram oportunidade de comunicar com imensos escoteiros dos cinco continentes.

O Grupo 259 saúda assim “todos os participantes nesta atividade e agradece o empenho e apoio da ARAT, uma vez mais, essencial para o sucesso desta atividade, que se tem revelado um sucesso”.
“Para o ano que vem, os nossos escoteiros prometem que a atividade vai ser ainda mais espetacular”, acrescenta a organização.
A próxima edição já tem data marcada e realiza-se no terceiro fim de semana de outubro de.

Share.

Deixe Comentário