Diário Atual

No passado dia 9, quinta-feira, o Forte de São Francisco recebeu a ExpoPuratos, evento dedicado a todos os profissionais de pastelaria, panificação e chocolataria.

Ipanema, Com. Produtos Alimentares Lda, existe em Chaves desde 1992, comemorando este ano o seu 25º aniversário. Esta empresa flaviense orgulha-se de ao longo de todos estes anos se ter dedicado de corpo e alma aos profissionais da Pastelaria e da Panificação nos distritos de Vila Real e Bragança. “O Ipanema já está nos distritos de Vila Real e Bragança há 25 anos como principal responsável e agente distribuidor da Puratos. Este ano é o ano da comemoração desse mesmo aniversário e, em simultâneo, fizemos então a ExpoPuratos e juntámos as duas datas comemorativas. É a razão pela qual fizemos este evento. Os principais destinatários deste evento são todos os clientes e profissionais do ramo da padaria, panificação e chocolataria, sobretudo fabrico e balcões”, explicou Pedro Alves, sócio-gerente do Ipanema juntamente com José Alves.

A Puratos é um grupo internacional com sede em Bruxelas e fábricas em 43 países. Oferece uma vasta gama de produtos inovadores e experiência em aplicações a clientes dos setores da padaria, pastelaria e chocolate, entre outros.

Estas duas empresas são parceiras há mais de duas décadas e, em conjunto, realizaram a ExpoPuratos, em Chaves, na qual estiveram presentes de cerca de 200 participantes do mundo da padaria, da pastelaria e do chocolate.

A iniciativa, que contou com a presença de profissionais de várias localidades dos distritos de Vila Real, Bragança, Viana do castelo, Braga, Porto e Viseu, decorreu ao longo de todo o dia com a realização de três seminários: “Saúde & Sabor na Panificação”, “Inovação & Tradição em Pastelaria” e, por fim, “As Origens do Chocolate”. Cada um dos seminários teve dois horários diferentes para que quem não teve a possibilidade de estar presente num horário tivesse a oportunidade de estar em outro. Estes seminários foram dados por pessoas da Puratos, responsáveis por produto, quer da área da panificação, quer da área da pastelaria. “São pessoas gestoras de produto, que explicaram os produtos inerentes às áreas da pastelaria e da panificação”, sublinhou Pedro Alves. Durante os seminários os participantes puderam degustar os produtos e as novidades que a Puratos apresentou.

A ExpoPuratos é um evento organizado por todo o país, e do calendário deste ano fazem parte 16: 14 no continente e duas nas ilhas. Deste modo, algum cliente desta empresa que não tenha tido a possibilidade de estar presente na ExpoPuratos de determinada região pode marcar presença numa outra. “A ExpoPuratos é organizada desde 2013. Basicamente o foco e a intenção deste evento é levar mais perto dos clientes os nossos produtos, as nossas soluções e mostrar-lhes, realmente, o que podem fazer com os produtos que nós vendemos. Não vendemos produto acabado. Vendemos produto que depois é transformado por eles. A forma de eles visualizarem claramente o que podem fazer é tentando estar mais perto deles, por isso vemos todas estas montras já com o produto acabado, e também nos workshops, nos quais explicamos com mais detalhe os benefícios e as caraterísticas dos produtos”, destacou Iván Mellado, diretor de marketing da Puratos Portugal.

Cada vez mais as pessoas se preocupam com o que comem e procuram produtos mais saudáveis. Um dos objetivos da Puratos é o de oferecer produtos que possam combinar sabor e valor nutricional, contribuindo, desta forma, para que o consumidor possa ter prazer naquilo que come e não ter de se preocupar com o facto de não ser saudável. E foi exatamente isso o que foi explicado num dos seminários, no qual foi apresentado um produto muito conhecido não só pelos profissionais do ramo da padaria, mas também pelos consumidores, no entanto confecionado de uma outra forma, diminuindo a gordura existente e aumentando o seu valor nutricional. Aquilo que a Puratos pretende, acima de tudo, é “ser parceiros confiáveis em inovação em todo o mundo para ajudar os nossos clientes a oferecer alimentação nutritiva e saborosa para suas comunidades locais”.

Para o Ipanema este evento, iniciativa pioneira na região, “teve um impacto muito significativo para todos os participantes”, tendo sido cumprido o objetivo principal da iniciativa que foi o de dar a conhecer aos profissionais da área os produtos de alta qualidade da Puratos, bem como exemplificar a aplicabilidade dos mesmos representados nas criações que deram a conhecer durante o evento.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário