A autora flaviense Ana Ribeiro lançou na sexta-feira, dia 22, a sua segunda obra literária em prosa intitulada “Ao Teu Lado”. A obra foi apresentada pela professora Ana Glória Gonçalves, no bar “Ilha do Cavaleiro”, em Chaves.

A história convida os leitores a fazerem uma pequena viagem literária pelo percurso de vida das personagens principais Ana e Miguel, dividido em três grandes momentos: infância, adolescência e fase adulta. E a acompanharem as muitas aprendizagens e descobertas que eles vão fazendo, juntos, ao longo da sua vida; para além dos obstáculos e dificuldades que irão ter que ultrapassar para cumprirem o pacto que fizeram na infância e manterem a amizade que tanto os une. Numa abordagem simples, mas intensa e fluída sobre os temas da amizade, da diferença e do amor.
“Queria mostrar às crianças que a amizade pode ser um sentimento superior à diferença. No fundo, na amizade o mais importante não é a diferença; mas o que sentimos pelas pessoas e a forma como estas nos fazem sentir”.
Apesar de – inicialmente – a história ter sido pensada para um público infantil, esta acaba por adaptar-se a diversos tipos de público.
A autora contou que esta sua segunda obra é o resultado de um desafio que lhe foi proposto em 2011, após a sua participação numa Feira do Livro, realizada em Chaves. Onde foi desafiada a escrever uma história direcionada para o público infantil.
“Apesar de ter consciência que ainda tinha muito pouca experiência de escrita, tinha publicado o primeiro livro há poucos dias e não tinha por hábito escrever histórias. A paixão e o gosto pela escrita acabaram por falar mais alto e decidi aventurar-me. Longe de imaginar que iria ser o livro mais marcante do meu percurso”. Algum tempo depois percebeu que ainda tinha muitas ideias para desenvolver; por isso, decidiu desafiar-se a dar uma continuidade à história, transformando-a assim num romance.
Ao fim de seis anos em processo de escrita, a autora revela que esta é uma obra que acompanhou muita da sua evolução literária e que lhe ofereceu a oportunidade de viajar até às Astúrias para uma visita ao Parque Nacional dos Picos da Europa: um dos muitos cenários em que o enredo se desenvolve.
“Muito daquilo que aprendi quer com os textos que já escrevi, quer no curso de escrita criativa que fiz, quer com aquilo que tenho vindo a ler dos autores que mais me inspiram, foi posto em prática durante o processo de escrita deste livro”.
“Ao Teu Lado”, editado pela Pastel de Nata Edições: chancela Capital Books, pode ser adquirido diretamente com a autora, através do endereço eletrónico: [email protected] ou enviando mensagem privada para a página de Facebook do livro: facebook.com/aoteuladobook.

loading...
Share.

Deixe Comentário