Diário Atual

Foi de braços abertos e de sorriso na cara que as crianças do Patronato de São José, em Vilar de Nantes, receberam na terça-feira, dia 27, Antero Monteiro. Apesar de viver no Luxemburgo, o flaviense sempre que regressa à terra faz questão de visitar “as suas crianças” e de entregar um donativo para ajudar nas despesas da casa.

Esta oferta é dada “de todo o meu coração e sempre que posso envio algumas coisas lá do Luxemburgo para elas”, disse Antero Monteiro, que já realiza esta ação desde 2001.

De acordo com a irmã Ermelinda Teixeira, uma das responsáveis pelas cerca de 30 meninas do Patronato de São José, as ajudas são sempre muito bem-vindas e em tempo de crise qualquer donativo é sempre bem recebido para apoiar as crianças da instituição.

“O senhor Antero é muito nosso amigo porque além de partilhar aquilo que tem transmite muito carinho às nossas crianças. E elas sentem-se muito especiais por serem tão acarinhadas”, referiu a irmã.

As verbas angariadas, no valor de 500 euros, resultaram da venda do seu último romance intitulado “Uma prenda do céu”, editado no ano passado. Apesar de só ter a quarta classe, Antero Monteiro acredita que é Deus que guia a sua mão. Ao todo já são 30 livros publicados, sendo que tem outros três à espera de serem editados e participou ainda em cinco coletâneas de poesia e prosa.

Mas não é só à instituição de Vilar de Nantes que o escritor dedica a sua solidariedade.
“Os pedidos de ajuda são muitos. No último ano conseguimos angariar cinco mil euros que reverteram para várias instituições de solidariedade, tanto no Luxemburgo como em Portugal”, destacou.

Para além disso, Antero Monteiro entregou três cadeiras de rodas no Lar de Parafita e ajudou no pagamento de 15 tratamentos clínicos. Números que se juntam aos 255 mil euros angariados, às 33 cadeiras de rodas doadas, bem como às várias próteses e diversos medicamentos entregues a pessoas mais carenciadas, ao longo de 20 anos. Os fundos resultam da venda dos seus livros e do trabalho desempenhado na associação de solidariedade luxemburguesa à qual pertence.

“É dever de todos ajudar todos os irmãos que necessitam porque hoje estamos bem mas não sabemos o dia de amanhã. E para mim, a minha felicidade começa quando eu vejo os outros felizes”, sublinhou.
Relativamente aos romances editados as pessoas podem adquiri-los nas livrarias ou pela internet através do descarregamento das obras em www.graficasinal.pt/livraria.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário