Diário Atual

No passado dia 6 de julho realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego – SI2E. A sede da ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega foi o local escolhido para a realização desta iniciativa.

O auditório da ADRAT encheu para a sessão de esclarecimento promovida pela CIM – Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e pela ADRAT acerca do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, programa inserido no NORTE 2020, que prevê a aplicação de fundos da União Europeia para a criação de micro e pequenas empresas, ou a expansão de micro e pequenas empresas já existentes, assentando numa lógica de estímulo de pequenos negócios da região Norte, com especial enfoque no investimento em territórios de baixa densidade, como é o caso da região do Alto Tâmega.

Este programa está direcionado para investimentos até 100 mil euros em áreas de intervenção dos Grupos de Ação Local (GAL) responsáveis pela dinamização das Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), ou investimentos entre 100 mil e 235 mil euros nas áreas de intervenção das Comunidades Intermunicipais e da Área Metropolitana do Porto, responsáveis pela dinamização dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT). O candidato ao SI2E deve confirmar se a localização do seu investimento é elegível numa destas áreas.

A abertura da sessão de esclarecimento coube a António Cabeleira, presidente da Câmara Municipal de Chaves, que esteve presente na qualidade de representante do presidente da CIM e da ADRAT. De seguida, foi feita uma apresentação pormenorizada do SI2E por Paula Santos, secretária técnica – emprego, qualificação e inclusão social da Comissão de Coordenação Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte. João Baptista, primeiro secretário intermunicipal da CIM, e António Montalvão, secretário-geral da ADRAT, esclareceram as dúvidas expostas pelo auditório.
Os interessados poderão concorrer ao SI2E através do Balcão 2020 em http://balcao.portugal2020.pt

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário