Diário Atual

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas comemorou no domingo, dia 5 de junho, os seus 45 anos. Depois da visita ao cemitério, decorreu a formatura e a habitual sessão solene. A cerimónia contou ainda com a bênção e batismo de duas novas viaturas.

Imagem-140A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas comemorou, no passado domingo, o 45º aniversário da sua fundação. Para além de direcção, bombeiros, familiares, sócios e membros de outras corporações, as comemorações contaram com a presença do Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS), Álvaro Ribeiro, da Liga dos Bombeiros Portugueses, José Morais e da Federação Distrital dos Bombeiros de Vila Real, José Pinheiro.
A cerimónia teve início com o hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional, e a homenagem aos bombeiros e diretores já falecidos, com a habitual romagem ao cemitério. De seguida, realizou-se a formatura e a guarda de honra, junto ao quartel dos bombeiros, onde decorreu a promoção de oito elementos da corporação a Bombeiros de 3.ª Classe. Foram também condecorados três bombeiros pelo bom serviço prestado, um com Medalha Grau Prata, pelos 10 anos de serviço, e dois com Medalha Grau Ouro, pelos 15 anos ao serviço da corporação dos bombeiros de Boticas.
A sessão solene, que decorreu no Auditório da Corporação, começou com a intervenção do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Boticas, Carlos Gomes.
“Ao longo destes 45 anos temos preservado o voluntariado, e é desta forma que prestamos a nossa melhor homenagem, aqueles que em 1971 fundaram esta associação” afirmou. O comandante disse ainda que “temos um corpo de bombeiros com uma formação técnica relevante, que tem tido o sucesso desejado e objetivos concretizados”. Para Carlos Gomes, “exige-se cada vez mais dos bombeiros, por isso estamos conscientes que a formação e o treino é o principal pilar, e vamos por isso continuar a apostar nesta vertente” assegurou.

O Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro, Álvaro Ribeiro, esteve presente na sessão solene, onde salientou que os incêndios florestais “são de todos nós, e o mais importante é o cidadão, que tem uma forte responsabilidade e uma obrigação de zelar o território”. O comandante Operacional Distrital acredita que “antes de entrarmos no combate as chamas, temos de combater as coisas pela prevenção e pela correção de alguns comportamentos, por uma atitude mais cívica, que nos compete a todos nós” defendeu.

Na sua intervenção, o presidente do Município de Boticas e da Direção dos BVB, Fernando Queiroga, mostrou-se orgulhoso pela formatura assistida, “pela forma e pela dedicação, e também pelo número. Esta direcção já cá está à 11 anos, e ainda não tinha visto uma formatura desta envergadura, temos de tudo desde os 8 aos 80 e esta troca de experiências é muito importante” elogiu.

O presidente destacou o aumento do número de bombeiros e a maior formação desta corporação. Quanto à questão da saúde “os quilómetros que fazemos por mês, é uma coisa assustadora! E por isso é preciso renovar essa frota automovel” sustentou.

Fernando Queiroga terminou a sua intervenção realçando que a época de incêndios está a chegar, “antevê-se um verão muito seco e muito complicado, pelo inverno que foi há muita matéria para arder, e há o abandono das terras” explicou, por isso deixa um apelo: “tenham sempre presente uma coisa: primeiro segurança, segundo segurança e terceiro segurança. E depois virá o resto” referiu. “Não deixarei que vos falte nada, mas não estaremos ao vosso lado quando estiverem na frente do fogo, cuidado! Esta associação nunca perdeu nenhum bombeiro e não quero perder nenhum homem enquanto estiver frente a esta associação”, concluiu.

As comemorações do 45º aniversário dos Bombeiros de Boticas contaram ainda, no final da Missa Solene, com a bênção de duas novas viaturas pelo pároco Domingos Santos, uma Ambulância de Transporte de Doentes Não Urgentes (ABTD), e um Veículo de Comando Tático (VCOT) oferecidas pela IBERDROLA. Uma das viaturas foi amadrinhada pela responsável ambiental do Projeto Tâmega da IBERDROLA, Sara Hoya.

A cerimónia terminou com o desfile apeado e motorizado pela vila botiquense, onde foi prestada uma homenagem a todos os bombeiros, na rotunda do Largo Conde de Vila Real (junto ao monumento do bombeiro), e com um almoço convívio, no Pavilhão Multiusos.

Catarina Garcia

Share.

Deixe Comentário