É já no próximo fim de semana, dias 3, 4 e 5 de fevereiro, que o pavilhão municipal de Chaves vai estar de portas abertas com a décima segunda mostra gastronómica “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”. De ano para ano a feira tem vindo a crescer e este ano o certame terá o maior número de expositores de sempre.

No total estarão presentes 89 expositores, dos quais 49 são relativos ao agroalimentar e 38 de artesanato. Os visitantes terão a oportunidade de saborear e de adquirir os mais diversos produtos de fumeiro produzidos de forma tradicional no concelho flaviense, por empresas certificadas e licenciadas, garantindo assim a sua qualidade e sabor. No recinto da feira não irão faltar a alheira, a linguiça, o salpicão, os chouriços variados, o presunto, as carnes de porco bem como o pão centeio, a bola de carne, o Pastel de Chaves, os licores, as compotas, os frutos secos, entre muitos outros produtos.

Para o presidente da Câmara de Chaves, a feira de inverno “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” é “uma aposta ganha” devido não só ao crescimento que tem tido nos últimos anos, mas também pelo “grau de satisfação” demonstrado pelos produtores.

Segundo António Cabeleira em 2004 havia apenas uma cozinha licenciada e hoje em dia existem no concelho 19 cozinhas licenciadas, o que representa na sociedade flaviense criação de mais postos de trabalho e um acréscimo de valor na área do fumeiro.

“Há ainda potencial para crescer mais mas atendendo às caraterísticas do concelho de Chaves estamos satisfeitos com esta aposta e com a promoção destes produtos”, garante o autarca.

A par da promoção dos produtos de fumeiro, haverá um espaço onde estarão expostos os vinhos DOC Trás-os-Montes e outra secção destinada ao artesanato confecionado em toda a região norte do país.

No ano passado, o certame recebeu mais de 45 mil visitantes e os produtores venderam mais de 23 toneladas de fumeiro, traduzindo-se em mais de 500 mil euros de faturação. Este ano a organização, EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso e município de Chaves, prevê que estes números sejam ultrapassados.

A cerimónia de abertura da mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” acontece na sexta-feira, pelas 14h30.

Chaves promove Fim de Semana Gastronómico durante a mostra gastronómica

O município de Chaves, em colaboração com a Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), vai promover, de forma articulada com a XII edição dos “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”, um verdadeiro fim de semana dedicado à gastronomia onde participarão mais de 50 restaurantes locais.

A coordenadora da feira, Cristiana Morais, afirmou que esta iniciativa “é uma mais-valia para todos e uma forma de complementar as atividades”.

“As pessoas podem vir a Chaves visitar a feira e depois podem aproveitar para, confortavelmente, degustar os nossos sabores num restaurante com as ementas propostas”, disse.
Para consultar os restaurantes aderentes, a sua localização, os menus disponíveis e respetivos preços, a informação encontra-se disponível no sítio web da câmara municipal, em www.chaves.pt.

“Aqui Portugal” da RTP1 presente em Chaves

A XII edição da mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” contará com três dias de muita animação, onde não vai faltar a atuação de grupos de danças e cantares tradicionais do concelho, ranchos folclóricos, concertos e muita música tradicional.

Destaque para o concerto de sexta-feira, dia 3, com a atuação do grupo “Torga”, pelas 21h, e dos “Ronda da Madrugada” no domingo, dia 5, pelas 18h. A entrada é livre.
Pelo segundo ano consecutivo realiza-se o passeio Todo o Terreno pelas paisagens flavienses, domingo, dia 5, com saída do Mercado de Chaves, pelas 9h.

O programa televisivo “Aqui Portugal” da RTP1 estará em Chaves, no próximo dia 04 de fevereiro (sábado), segundo dia do evento “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”, para mais uma mega emissão em direto de cerca de seis horas consecutivas, com transmissão a partir do interior do recinto da feira.

A referida emissão irá para o “ar” entre as 14h20 e as 20h00. Ao longo da transmissão televisiva serão muitos os artistas conhecidos que subirão ao palco do programa para animar a festa. Os apresentadores Hélder Reis, Catarina Camacho e Tiago Góes Ferreira irão conduzir o programa de entretenimento, que contará também com diversas entrevistas e muitas curiosidades.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário