O presidente da Câmara, Fernando Queiroga, acompanhado pela vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, entregaram no passado dia 13 de setembro os manuais escolares e material de apoio aos alunos do 1º e 2º ciclos de estudos, do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro. 

A autarquia botiquense ofereceu os Cadernos de Atividades às crianças do 1º Ciclo, uma vez que o Ministério da Educação atribuiu gratuitamente os manuais escolares aos alunos deste grau de ensino.
Por esse motivo, a Câmara Municipal decidiu canalizar as verbas destinadas para esse efeito e ofereceu os livros escolares aos alunos do 2º ciclo, suportando, assim, os encargos inerentes à aquisição dos manuais dos alunos dos 5º e 6º anos.
Ao todo, a autarquia atribuiu gratuitamente, no ano letivo 2017/2018, os Cadernos de Atividades a cerca de 150 alunos do 1º Ciclo e os manuais escolares a cerca de 70 crianças do 2º Ciclo.
Fernando Queiroga garante que “esta medida de apoio à educação é para manter nos próximos anos, independentemente do Ministério da Educação oferecer os manuais escolares aos alunos do 1º ciclo, até porque Boticas foi o primeiro concelho do país a implementar esta medida”.
“Com este apoio muitas famílias conseguem utilizar o dinheiro que seria gasto na compra dos manuais para pagar outro tipos de despesas”, destacou o autarca.
Além da oferta dos Cadernos de Atividades, o Município suporta ainda outras despesas inerentes à educação do 1º ciclo e jardins de infância do concelho, desde transporte e refeições escolares, ao prolongamento de horário e atividades extracurriculares.
Relembre-se que há 20 anos consecutivos que a Câmara Municipal de Boticas implementa esta medida pioneira em Portugal e que tem como principal objetivo garantir o acesso de igual modo a todas as crianças do concelho sendo, simultaneamente, um importante apoio no orçamento de muitas famílias.

Redação/CM Boticas

Share.

Deixe Comentário