Iniciada a parceria em abril do último ano, é a vez do município de Montalegre acolher os parceiros envolvidos no projeto CRInMA (“Recursos Culturais em Áreas de Montanha”). O encontro acontece nos últimos dias deste mês e início do próximo. 

A proteção do património cultural é extremamente importante para assegurar a diversidade cultural na Europa e salvaguardar tradições e costumes para as próximas gerações. Contudo, as comunidades locais não têm possibilidades nem fundos para fornecer uma utilização sustentável do património cultural.

O objetivo do projeto CRinMA é de melhorar as políticas regionais de forma a fornecer um maior apoio (incluindo investimentos) para as áreas de montanha onde se identifica património cultural intangível. O projeto deverá encorajar as regiões fronteiriças de montanha para cooperar. Os melhores modelos de cooperação para a preservação do património cultural deverão ser identificados e categorizados. Os planos de ação para a utilização sustentável do património cultural poderão ser futuramente melhorados e implementados.

Principais atividades

Durante a implementação do projeto serão recolhidas boas práticas, para uma possível transferência. Os planos de ação serão preparados a nível regional, sendo que alguns parceiros implementarão ações-piloto focadas na experimentação dos modelos sustentáveis de recursos culturais recolhidos anteriormente. O objetivos das atividades deste projeto é o de fornecer melhor proteção para o património culturais das áreas de montanha e promovendo o desenvolvimento regional e local baseado neste património.

Redação/CM Montalegre

Share.

Deixe Comentário