Aprofundar o conhecimento sobre os Lagares Rupestres que abundam na Península Ibérica e no concelho valpacense, mas sobre os quais pouco se sabe, é o objetivo do I Simpósio Ibérico sobre Lagares Rupestres, que reúne especialistas de várias áreas.

Decorrerá em Valpaços a 26, 27 e 28 de maio de 2017 o I Simpósio Ibérico sobre Lagares Rupestres, um encontro que reunirá académicos, arqueólogos, historiadores, enólogos, enófilos e viticultores, promovendo-se a troca e divulgação de conhecimentos, não só sobre estes lagares mas, também, sobre as vinhas e o tipo de vinho que consumiam os antepassados.

Para o presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, este simpósio irá permitir “conhecer melhor o património histórico e cultural ligado ao cultivo da vinha e do vinho, um património rico, mas pouco conhecido”. Salientando o trabalho notável, levado a cabo pelo Dr. Adérito Alves, sobre os lagares rupestres, este evento irá permitir “um conhecimento mais aprofundado”, fazendo ressaltar a importância desta atividade económica ao longo do tempo no concelho de Valpaços, que, outrora, “o vinho de Valpaços esteve presente nas mesas dos imperadores”.

Para mais informações sobre o simpósio e inscrições poderá consultar a página www.lagaresrupestres.pt ou pelo e-mail: simposio@lagaresrupestres.pt

Share.

Deixe Comentário