A partir desta sexta-feira e até ao próximo dia 1 de Setembro, Valpaços vai estar em festa, celebrando as Festas da Cidade e do Concelho em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

 Festas-valpaços-(2)À semelhança de anos anteriores, o cartaz inclui um amplo e variado programa religioso e cultural que promete atrair milhares de visitantes de toda a região Norte.

Como é tradição, a abertura oficial das festas faz-se na noite desta sexta-feira, a partir das 21h30, com o concerto pela Orquestra do Norte, na Praça da República. Num programa diversificado, a Câmara Municipal de Valpaços, entidade organizadora das Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, tentou agradar a todos os públicos.

Na segunda-feira, o Fado fazer se à ouvir na escadaria dos Paços do Concelho por Sílvia Raquel.

Na noite seguinte, o Largo da Feira torna-se palco do I Trial Outdoor Nocturno, organizado pelo Grupo TT Trepa Tudo, cerca das 21 horas. Já no Jardim Público, pelas 21h30, o Grupo Nova Dimensão dá música aos visitantes do evento Sabores de Valpaços – Feira Franca, que decorre integrado nas festas da cidade, entre 26 e 30 de Agosto, entre segunda e sexta-feira.

Na quarta-feira, dia 28 de Agosto, tem lugar um dos eventos religiosos das festividades, a procissão de velas, que acompanha a imagem de Nossa Senhora da Saúde, do Santuário à Igreja Matriz. De seguida, como habitualmente, a Banda Municipal de Valpaços leva a cabo um concerto no Jardim Público.

Também no Jardim Público actua um dos cabeças de cartaz, na quinta-feira, pelas 22:00 horas. Fernando Fernandes, mais conhecido por FF, cara conhecida da televisão, promete um concerto animado.

Na sexta-feira, dia 30, a segunda edição do Grande Prémio de Carrinhos de Rolamentos promete arrastar milhares de pessoas, à semelhança do ano passado, à Rua General Humberto Delgado, a partir das 21h00 horas. Cerca das 23h30 horas tem início a “Noite Jovem”, com Rock in Blues e DJ’s, no Largo da Feira.

O ponto alto das festividades religiosas acontece no dia 31 de Agosto, sábado, quando são esperadas milhares de pessoas que prestam homenagem à Nossa Senhora da Saúde. O programa do dia tem início com a Eucaristia às 7 da manhã, seguindo-se, mais tarde, a actuação das bandas musicais do concelho. Cerca das 14h00 horas, tem início o 58.º Circuito Motorizado, que decorre nas principais artérias da cidade, e às 17h00 a Grandiosa Procissão da Igreja Matriz para o Santuário, para onde está prevista a missa uma hora depois. O arraial com as bandas musicais tem previsto o início para as 22h00 horas e às 23h30 horas sobe ao palco o artista Emanuel. O espectáculo de fogo de artificio começa pela 1h00 da manhã e meia hora depois o Grupo 3.ª Geração sobe ao palco.

No domingo, dia 1 de Setembro, pela tarde, cerca das 14h00, tem lugar a Prova de Motocross, na Pista do Cabeço, numa organização do Moto Clube “Os Valpacenses”.

Festas-valpaços

À noite, no último dia de festividades, sobe ao palco a “Orquestra Belcanto Show”, no Santuário, onde se pode visionar, cerca das 2h00 da manhã o fogo de artifício.

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde são organizadas pela Câmara Municipal de Valpaços, com o apoio da ADRAT e da Comissão Fabriqueira, na vertente religiosa.

Cátia Mata

loading...
Share.

Deixe Comentário