A secular Feira dos Santos chega amanhã às ruas flavienses. Entre sábado, dia 29, e terça-feira são esperados em Chaves mais de 100 mil visitantes. A cerimónia de abertura irá contar com o ministro-adjunto Eduardo Cabrita.

A Feira dos Santos já se notabilizou a nível nacional como uma importante feira de rua, atraindo milhares de visitantes dos mais variados pontos do país, de norte a sul, assim como da vizinha Espanha. Mais uma vez, as várias artérias da cidade transmontana irão acolher mais de 500 expositores com os mais variados produtos.
O certame, ao longo dos anos, tem vindo a conciliar algumas características de modernidade, com um carácter popular e de forte matriz rural, bem presente nos produtos e alfaias agrícolas, bem como na popularmente conhecida Feira do Gado, a decorrer na segunda-feira, dia 31, na zona industrial. Destaca-se também a tradicional “chega de bois”, no Forte de S. Neutel, e os vários concursos pecuários de raças de bovinos, suínos e, este ano, com o primeiro Concurso Concelhio de Ovinos de Raça Churra Galega Bragançana.
O evento é ainda uma referência na dinamização dos vários setores de atividade do concelho, pelo que também o comércio local e os estabelecimentos de diversão noturna se juntam ao evento com as iniciativas “O Comércio sai à Rua” e “Santos da Noite 2016”.
Durante os quatro dias de certame a animação é diversificada, com a atuação de diversos grupos musicais, ranchos folclóricos, cantares tradicionais, arruadas de bombos e gigantones, charangas galegas e teatro, entre outros.
Do programa noturno, destacam-se dois concertos musicais, um no sábado com o “Concerto Ciklope”, e outro na segunda-feira com o popular artista Quim Barreiros, ambos a decorrer pelas 22h, no Largo General Silveira.
À semelhança do ano anterior, os carroceis e outros divertimentos ficam localizados junto à margem do rio Tâmega, próximo do novo Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.
O ministro adjunto, Eduardo Cabrita, vem a Chaves este sábado para a cerimónia de abertura da Feira dos Santos 2016. A sessão solene está agendada para as 17h, no Auditório Engº Luiz Coutinho.
A tradicional Feira dos Santos é organizada pela Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e pelo município de Chaves.

“Sabores de Chaves e Vinho de Trás-os-Montes” para degustar na Feira dos Santos

Os Sabores de Chaves e o vinho de Trás-os-Montes também se associam uma vez mais à Feira dos Santos, com o “Pavilhão do Vinho”, a decorrer no Pavilhão Expoflávia (junto à PSP). A iniciativa pretende dar a conhecer aos milhares de visitantes da feira os vinhos de grande qualidade produzidos na região de Trás-os-Montes, aliados aos sabores locais.
A iniciativa, dedicada à temática do vinho, arranca também no sábado, pelas 10h, com o colóquio “A arte do Vinho & O vinho da arte”, organizado pela Confraria de Chaves, seguindo-se a abertura da feira “Sabores de Chaves – Pavilhão do Vinho”, pelas 14h.
O evento conta com provas de vinho comentadas durante os quatro dias do certame, pelas 18h, que poderão ser complementadas com a degustação de alguns produtos típicos regionais, entre eles o fumeiro, o presunto, doces à base de castanha, entre muitos outros.
O certame é organizado pela EHATB – Empreendimento Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso em parceria com a município de Chaves.

Share.

Deixe Comentário