O Ecomuseu de Barroso assinala, esta quarta-feira, o “Dia Mundial para a Igualdade de Géneros” com um debate de ideias em torno da temática. Esta iniciativa conta, entre outros, com a presença da vereadora da educação do município de Montalegre.

 

Sob o mote “O Sol quando nasce é para todos”, decorre na próxima quarta-feira, pelas 17 horas, na sede do Ecomuseu de Barroso, a comemoração do “Dia Mundial para a Igualdade de Géneros”. Uma jornada que irá reunir algumas personalidades, entre elas, Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre.

 

Ao longo da sessão, cuja temática gira em torno da questão “Será que no século XXI já nos encontramos numa situação de igualdade de géneros?”, serão objeto de reflexão vários temas, entre outros, apresentação da Carta dos Direitos do Homem (ONU); identidade feminina e descriminação no mundo do trabalho.

 

PROGRAMA

 

17h00 – Projeção do documentário “As Mulheres da Raia”

17h45 – Início do Debate

Temática a debater: “Será que no século XXI já nos encontramos numa situação de igualdade de géneros?”

 

Conteúdos Abordados:

– Apresentação da Carta dos Direitos do Homem (ONU);

– Destaque para a identidade feminina;

– Descriminação no Mundo do Trabalho;

– Destacar o papel da mulher na conservação e preservação das culturas do barroso;

 

19h00 – Balanço geral e encerramento da sessão

loading...
Share.

1 comentário

  1. ” CARACTERIZAR a MULHER BARROSÔ
    só por tentativas da união de retalhos das diferentes origens sociais, vivências económicas e financeiras das famílias nelas inseridas e da localização no tempo e no espaço de milhares de quilómetros, climaticamente designada por “nove meses de inverno e três de inferno”.
    Todas estas circunstâncias ajudaram a moldar a “mulher barrosã” no corpo e na alma. Os estatuários demoraram a chegar e das longas tranças e arredondados poupos; das socas aos sapatos e do analfabetismo à leitura e à escrita, a evolução foi lenta, pesarosa e sofredora.
    “Só o coração para amar nasceu perfeito e acabado”

Deixe Comentário