Teve início no passado dia 3 e decorreu até dia 6 mais uma edição da “Sabores de Chaves – Pastel”, que, pelo segundo ano consecutivo, se uniu ao Festival Identidades, demonstrando uma vez mais que esta é uma união de sucesso.

O grande protagonista deste certame, pelo qual passaram cerca de 50 mil visitantes e que conta já com uma mão cheia de edições, foi o Pastel de Chaves, mas não faltaram os stands com o artesanato, os licores, as doçarias, e outros produtos da terra, uma vez que esta feira faz parte da marca Sabores de Chaves. Vários grupos musicais das freguesias do concelho animaram as tardes de quem passou pelo Jardim Público.
A animação musical das noites durante os quatro dias do evento ficou assegurada pela segunda edição do Festival Identidades, com nomes bem conhecidos de todo o público, como Celina da Piedade, Trad.Attack, Oquestrada, Projeto Enraizarte, NMB, entre outros, transformando o Jardim Público de Chaves na capital ibérica da música folk durante aqueles quatro dias.
“Esta conjugação do Sabores de Chaves – Feira do Pastel com o Festival Identidades é perfeita porque o nosso Pastel de Chaves, apesar de tudo, é um pastel popular em Chaves, naturalmente, e queremos que cada vez mais seja popular no resto do país. Esta feira, e outras promoções que vamos fazendo ao longo do ano, têm como resultado um enorme êxito na medida em que há cada vez mais produção de pastéis, há mais gente a produzir, criaram-se mais postos de trabalho e começam a aparecer lojas dos Pastéis de Chaves um pouco por todo o país, e até já com a internacionalização do Pastel na medida que se exporta para Espanha, para França, para Inglaterra… O objetivo é conquistar ainda mais mercados”, destacou António Cabeleira, presidente da Câmara Municipal de Chaves.


Também este ano houve o concurso do Pastel XXL. Esta iniciativa vai já na sua quarta edição e contou com dois concorrentes ao maior e melhor Pastel de Chaves. Os três jurados encarregues de atribuir o prémio decidiram qual dos dois seria o vencedor com base em três critérios: dimensão, imagem e caraterísticas do recheio e do folhado. O prémio de Pastel vencedor com maiores dimensões – mais de 150 cm – e com proporcionalidade semelhante ao formato original foi atribuído à empresa D’Chaves. O pastel vencido foi dado a degustar às dezenas de pessoas que estiveram a assistir ao concurso.
A V edição da “Sabores de Chaves – Pastel”/Festival Identidades foi organizada pela Câmara Municipal de Chaves e pela EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, com a colaboração da Academia de Artes de Chaves (AAC), da Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) do Projeto Enraizarte e da Associação INDIEROR.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário