Está quase. Está quase no fim mais um ano escolar. As nossas crianças e jovens estão quase a encostar os lápis, as canetas, as réguas e os esquadros, num até já; pois, isto do tempo diz que passa a voar e ainda este ano não acabou e já se prepara o próximo. Mas agora vai ser tempo da piscina, da praia, das visitas dos familiares que vêm do estrangeiro, e de umas merecidas férias e um bom tempo de descanso.

Mas ainda não estão todos de férias. Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo só concluem as atividades letivas nesta sexta-feira, dia 22; e ainda há os que estão a prestar provas e continuam com aulas de preparação para a época de provas e exames que decorrem até quase aos fins de julho.
O ano que ainda não acabou para uns e que já acabou para outros foi um ano de muitas aprendizagens novas. E atravessar um ano letivo, repleto de muitos momentos inesquecíveis merece uma celebração. Daí que foi programado um dia festivo para assinalar mais um ano letivo cumprido.
Os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo decoraram alguns espaços nobres da escola.
A passada sexta-feira, dia 15, foi um dia de confraternização e de convívio. Numa ideia de promoção da vida saudável (Mens sana in corpore sano – “uma mente sã num corpo são”), saímos da escola em direção ao apeadeiro de Vilarinho das Paranheiras, promovemos uma caminhada de aproximadamente 8km, com um percurso pela natureza, pela história e um regresso por Vidago, aproveitando em grande parte o trajeto da ciclovia, a antiga linha férrea do Corgo. Foi também organizado um passeio de bicicleta de aproximadamente 20km, da escola até Vilela do Tâmega. Esta atividade foi dinamizada pelo grupo de professores de Educação Física.
Entretanto, decorreu um torneio de chincalhão, ganho pelo campeão de jogos de cartas da escola, Gonçalo Rua (do 7ºF) – já ganhou no ano anterior o torneio de sueca – com o par Sérgio Coutinho (8ºG).
Depois, o programa estendeu-se igualmente aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo e houve um almoço convívio, sardinhas, febras e caldo verde.
A quente tarde desse dia, prosseguiu com uma demonstração de meios da GNR. A GNR deslocou à escola uma amostra representativa das diversas valências desta força de segurança. Os alunos puderam perceber a importância da ação desta força, muito importante para garantir a ordem, a segurança, a tranquilidade das pessoas e da nossa região. Os alunos deliraram com a ação da brigada cinotécnica, a disciplina e as proezas realizadas pelos cães da Guarda (deteção de droga, explosivos, controlo problemas da ordem pública); com a elegância, destreza e força dos cavalos (equipa de cavalaria); os alunos puderam ainda ver e experimentar alguns dos equipamentos e materiais utilizados pela Guarda, admirar os carros, jipes, motos da GNR e da brigada de trânsito.
E para finalizar bem o programa, uma magnifica atuação do grupo musical da GNR, “Lobos do Marão”.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário