O executivo municipal aprovou, na reunião de Câmara de 28 de abril, a adjudicação definitiva da obra de requalificação da Avenida Irmãos Rui e Garcia Lopes.

A empreitada foi entregue à empresa “Anteros Empreitadas, Sociedade de Construção e Obras Públicas, S.A.” pelo valor de sensivelmente 339 mil euros, devendo ficar concluída no prazo de 5 meses.

Integrada no “Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) de Chaves, a empreitada “Lote 3: Requalificação da Avenida Irmãos Rui e Garcia Lopes (PAMUS 1.2)” vai permitir a reorganização da via, com um novo desenho viário, com o principal objetivo de privilegiar os espaços de circulação pedonal, criando-se melhores condições de segurança pedonal, de circulação automóvel, de estacionamento e de acessibilidade e comodidade. As zonas pedonais serão alargadas e manterão o seu nivelamento nas ligações aos arruamentos adjacentes, conservar-se-á o trânsito nos dois sentidos, verificando-se a reorganização dos lugares de estacionamento, e ainda serão criados novos espaços verdes.

Recorde-se que esta obra faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% da despesa elegível, por fundos comunitários da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2014-2020 (NORTE 2020), instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do norte de Portugal, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e integrado no acordo de parceria PORTUGAL 2020.

Redação/CM Chaves

Share.

Deixe Comentário