O município de Chaves vai associar-se, uma vez mais, à iniciativa mundial “Hora do Planeta”, lançada desde 2007 pela organização de defesa do ambiente WWF – World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza), com o objetivo de diminuir a utilização da eletricidade de modo a sensibilizar a população para a necessidade de combater as alterações climáticas.

A iniciativa “Hora do Planeta” é uma ação simbólica que convida todos os cidadãos, empresas, governos e comunidades a desligar as luzes durante uma hora, em prol da defesa do ambiente e do combate ao aquecimento global. A “Hora do Planeta” pretende ser uma fonte de educação para a cidadania, sensibilizando para a necessidade de alterar comportamentos que potenciem a diminuição da utilização da eletricidade, bem como, o incremento da utilização de fontes de energia renováveis e sustentáveis, ou seja, menos poluentes e menos nocivas para o ambiente e para a saúde humana.

Em Chaves, no próximo sábado, dia 25, entre as 20h30 e as 21h30, o município vai desligar a iluminação de vários edifícios, nomeadamente dos Paços do Concelho, Torre de Menagem, envolvente do Forte de S. Francisco, Ponte de S. Roque, Ponte Pedonal e interior dos edifícios municipais, de modo a incentivar e sensibilizar todos os munícipes para a participação nesta ação.

Para além de desligar a iluminação em vários edifícios, a autarquia compromete-se ainda a reduzir os consumos energéticos na rede de iluminação pública e decorativa do concelho, no âmbito desta ação.

De modo a conseguir um maior envolvimento de cidadãos e entidades locais, o município vai promover também uma caminhada pelo planeta, objetivando uma mobilidade ecológica e sustentável, sem recurso a qualquer meio de transporte. A “Caminhada de 2017 Passos pelo Planeta”, organizada pelas associações locais “Hóquei Clube de Chaves”, “Associação Flaviense de Caminheiros” e grupo “Os Passadas de Bustelo”, irá decorrer durante o horário de comemoração da iniciativa, entre as 20h30 e as 21h30, sendo o percurso desenvolvido ao longo dos monumentos e edifícios que terão a iluminação desligada.

Para os primeiros participantes haverá ofertas provenientes da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), nomeadamente 100 braçadeiras refletoras, alguns cartazes e folhetos informativos sobre a temática de prevenção de acidentes, com o slogan “Dê nas vistas! Use material retrorrefletor”.

Recorde-se que a “Hora do Planeta” é hoje a maior ação ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 8.000 cidades e vilas de 178 países e territórios, incluindo Portugal.

Para consultar mais informações acerca do evento, os interessados devem aceder ao sítio web da WWF, em www.wwf.pt.

Associe-se também à iniciativa! No dia 25 de março, na “Hora do Planeta”, participe e faça brilhar uma luz sobre as alterações climáticas.

 

 

 

 

 

 

 

Share.

Deixe Comentário