A Câmara de Boticas vai proceder à atribuição gratuita dos manuais escolares e das fichas de atividades aos alunos do 3º ciclo, para o ano letivo 2018/2019.

De acordo com a autarquia, esta medida vem no seguimento do anunciado pelo Ministério da Educação, que no próximo ano letivo assumirá as despesas com os manuais escolares do 1º e do 2º ciclo. A Câmara de Boticas, que já suporta as despesas com a aquisição dos livros para as crianças do 1º ciclo há mais de 20 anos, iniciativa alargada o ano passado também ao 2º ciclo, irá agora garantir a aquisição dos livros para os alunos do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos), bem como das fichas de estudo para os restantes alunos.

Em síntese, no próximo ano letivo, o município de Boticas garante a oferta gratuita dos manuais escolares e fichas de estudo a todos os alunos que frequentam os três graus de ensino no concelho (1º, 2º e 3º ciclos).

Esta medida, garante o presidente da autarquia, Fernando Queiroga, “irá aliviar os encargos dos pais e encarregados de educação com as crianças, contribuindo também para combater a exclusão social e o abandono escolar precoce. É um exemplo da aposta que continuamos a fazer na educação das nossas crianças, procurando sempre garantir as melhores condições de aprendizagem”.

Encarregados de Educação têm de se registar na plataforma eletrónica “Mega” para receber gratuitamente os manuais escolares

No seguimento da informação divulgada pelo Ministério da Educação relativa à oferta dos manuais escolares aos alunos do 1º e 2º ciclos, a plataforma eletrónica “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos” estará em funcionamento a partir do dia 1 de agosto.A partir desta data os encarregados de educação terão, obrigatoriamente, de se registar no site www.manuaisescolares.pt e preencher os dados solicitados, entre eles o e-mail e o número de contribuinte, para desta forma beneficiarem da entrega gratuita dos manuais escolares, para o ano letivo 2018/2019.

Após o registo, os encarregados de educação terão acesso aos vouchers correspondentes aos livros dos educandos e à lista de livrarias disponíveis para o levantamento dos mesmos.

De maneira a colmatar eventuais falhas que possam prejudicar o benefício desta medida, a autarquia de Boticas está a trabalhar no sentido de prestar ajuda aos encarregados de educação que não dominem nem disponham de acesso à internet.

Recorde-se que o apoio dado pelo Ministério da Educação abrange apenas a oferta dos manuais escolares aos alunos do 1º e 2º ciclos e que, por esse motivo, o município de Boticas suportará, além da atribuição gratuita das fichas de atividades a todos os graus de ensino existentes no concelho, os custos inerentes à oferta dos livros aos alunos do 3º ciclo.

 

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário