Por diversas razões muitos alunos não completam o percurso escolar no tempo devido. Muitos, inclusive, abandonam a escola antes mesmo de o terminarem.

Ocorre, também, inúmeras vezes que este abandono significa mais um congelamento dos estudos. Estes são retomados mais tarde.
De facto, tem de haver um mecanismo que crie essa nova oportunidade.
Por acasos relacionados com as vidas das famílias, por mudanças que geraram instabilidade que se repercutiu nos estudos, porque a família se desestruturou numa fase em que como aluno isso foi um fator de bloqueio ou porque o grupo de colegas e amigos na escola conduziram a interesses divergentes dos escolares ou simplesmente por opção de entrar na vida ativa de trabalhador mais cedo. Muitas são as razões que explicam o abandono precoce da escola. Mais tarde, com as vidas organizadas, as ideias assentes, por necessidade e/ou por oportunidade dá-se o regresso à escola.
As opções são variadas, as respostas são quase à medida de cada um: cursos de Educação e Formação de adultos (EFA) Escolares ou de Dupla Certificação; estes garantem uma dada escolaridade ou, além disso, uma certificação profissional respetivamente; há o sistema de RVC (Reconhecimento e Validação de Competências) qua garante certificação escolar por meio das competências adquiridas ao longo da vida; Formações Modulares específicas para diferentes áreas. Além destas possibilidades o Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães dispõe ainda de outras (Regime Presencial / Não Presencial, Português para Estrangeiros).
No caso concreto, mais um grupo concluiu uma Formação, neste caso na tipologia das Formações Modulares, um curso de Informática – Noções Básicas, e como habitual, procedeu-se, no passado dia 20 de fevereiro, quarta-feira, à cerimónia da entrega dos Certificados e Diplomas, para regozijo de todos.
Trata-se de adultos que dispõem parte das suas noites para regressarem à escola. É um esforço de louvar e de reconhecer e ao mesmo tempo significa uma mais-valia para cada um individualmente, mesmo falando em termos de empregabilidade.
Além dos formandos, estiveram presentes formadores e elementos da direção do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, os professores Daniel Afonso e Rosa Sousa, e José Amador, presidente do Conselho Geral e também formador, que enalteceram o esforço e a perseverança fazendo votos de sucesso pessoal e profissional a todos.

loading...
Share.

Deixe Comentário