O auditório do Pavilhão Multiusos de Valpaços recebeu, no dia 9 de abril, a ação de prevenção para dar a conhecer uma bactéria que está a atacar várias espécies de plantas, algumas bem conhecidas dos valpacenses.

“Xylella Fastidiosa: o que é e como prevenir” foi o tema da ação de formação, que contou com a presença da diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, falou do investimento por parte do município no combate às pragas que têm afetado culturas do concelho, nomeadamente os soutos, e garantiu estar atento a tudo quanto ao setor agrícola diz respeito.

“Fico satisfeito por ver esta sala repleta de pessoas interessadas, que vão ao encontro do objetivo da organização, no sentido de prevenir e nos anteciparmos a um problema”, referiu.

Já Carla Alves mostrou-se igualmente satisfeita com o empenho do município e dos valpacenses.

“Estou há pouco tempo no cargo e já é a segunda vez que me desloco ao concelho. Demonstra que é um concelho cheio de atividade na área agrícola e cujos responsáveis estão atentos ao que é preciso ser feito”, mencionou.

A ação de formação pretendeu, de acordo com a autarquia, sensibilizar os agricultores para a problemática e alertá-los para as medidas de prevenção e controlo.

Segundo a diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, a bactéria Xylella Fastidiosa já chegou a Portugal, mas não a árvores de fruto de interesse económico.

loading...
Share.

Deixe Comentário