A Proteção Civil Municipal de Vila Pouca de Aguiar recomenda vários cuidados a ter durante o tempo frio, com várias dicas para a população. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou vários concelhos sob aviso para a persistência de valores baixos de temperatura mínima até quarta-feira, dia 10.

A Proteção Civil alerta para que as pessoas estejam vigilantes, em especial junto de familiares e vizinhos em situação de maior isolamento, recordando o número de emergência 112.

Relativamente às habitações, a autoridade aconselha as pessoas a verificarem os equipamentos de aquecimento, nomeadamente as lareiras, recuperadores e outros sistemas de aquecimento instalados, no sentido de se certificarem sobre o correto funcionamento dos mesmos. Manter a casa arejada para evitar acumulação de gases, vedar janelas e portas para evitar a entrada de ar frio e a saída do calor acumulado, de forma a manter a temperatura da sua casa entre os 19ºC e os 22ºC são outros dos conselhos deixados pela Proteção Civil Municipal.

No caso de se prever a aproximação de um período de grande frio ou neve forte, faça as suas compras alimentares e outras que cheguem para um período de dois a três dias para evitar ter de sair de casa. Verifique ainda a necessidade de botijas de gás suplementares; verifique se tem medicamentos suficientes; evite dormir/descansar muito perto do aquecimento; poupe energia: desligue os aparelhos elétricos quando não estiver em casa. Utilize-os de forma criteriosa devido ao risco de sobrecarga do quadro; a utilização de botijas de água quente deve ser feita sempre sob vigilância para evitar o risco de queimadura.

Outras das medidas de proteção divulgadas têm a ver com a utilização do vestuário que deve ser quente, folgado e adequado à temperatura ambiente, protegendo as extremidades; evitar usar roupas justas, que podem dificultar a circulação sanguínea; usar várias camadas de roupa em vez de uma única muito grossa e optar por roupas de algodão e fibras naturais.

Na alimentação, aconselham-se refeições quentes, como sopa, leite e chá, incluindo, se a saúde o permitir, alimentos calóricos como chocolates, azeite, frutos secos; evitar bebidas alcoólicas; comer alimentos ricos em vitaminas e sais que protegem contra infeções; evitar produtos nocivos como o cigarro, bebidas alcoólicas e drogas.

A prática de exercício físico é também sugerida pela Proteção Civil.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário