O BTT Clube de Chaves está a organizar mais uma edição da “Rota do Presunto”, que este ano terá lugar no dia 16 de setembro (domingo), com a partida oficial prevista para as 9h00. O evento foi apresentado no passado dia 4 de setembro, em conferência de imprensa, na sede da Eurocidade Chaves-Verín, pelo Vice-presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, pelo Vereador do Desporto de Verín, Victor Baladrón, e pelo Presidente do BTT Clube de Chaves, Mário Barrocas.

O certame, que vai já na oitava edição, conta pelo terceiro ano consecutivo com a colaboração da Eurocidade Chaves-Verín, já fazendo parte do seu programa de atividades desportivas, de forma a promover a convergência desportiva, cultural e ambiental entre as cidades de Chaves e Verín.

A “Rota do Presunto” é já um evento desportivo com grande impacto a nível de participação dos cidadãos. No ano passado contou com uma participação que ultrapassou as mil inscrições, provenientes de diferentes localidades de Portugal e também da vizinha Espanha.

Os participantes poderão escolher um dos dois percursos – maratona e ½ maratona – com distâncias aproximadas de 90 Km e 50 Km, respetivamente. Estes percursos, nos quais os participantes irão enfrentar os trilhos dos caminhos e serras entre Chaves e Verín, com um grau de dificuldade física médio e alto, contam para o Open Regional da Associação de Ciclismo de Vila Real.

Os acompanhantes também não foram esquecidos pela organização, que no dia vai organizar atividades de animação e para os participantes mais novos também está previsto um passeio guiado de BTT – mini maratona – com cerca de 30 Km.

A partir das 12h30 terá início o almoço de confraternização, onde os participantes e acompanhantes poderão degustar a gastronomia regional oferecido pela organização no Pavilhão do Mercado Municipal.

As inscrições encontram-se abertas através do site da colectividade – www.bttclubedechaves.net – até ao dia 14 de setembro.

Recorde-se que a Eurocidade visa levar a efeito diversas intervenções, dirigidas aos cidadãos, que pretendem promover a convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental entre as duas cidades que passam a utilizar o efeito fronteira como uma oportunidade de desenvolvimento territorial e socioeconómico, promovendo a utilização de serviços comuns como instrumento dinamizador da convivência entre a população de ambos territórios.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Programa

Sábado, 15 de setembro

20:00 Abertura do secretariado.

Entrega de documentação, dorsal e lembranças.

21:00 Abertura das Especialidades Gastronómicas:

Buffet de boas vindas com caldo verde, pastéis de chaves, presunto, pão centeio e bebidas várias.

22:00 Sorteio de 5 presuntos

Domingo, 16 de setembro

07:00 Abertura do secretariado.

Entrega de documentação, dorsal e lembranças.

8.30 Concentração.

8.45 Breefing.

9.00 Partida Oficial da VIII Maratona Rota do Presunto.

10.30 Chegada prevista do passeio guiado.

11.30 Chegada prevista dos primeiros atletas a cumprirem a meia maratona.

13.00 Chegada prevista dos primeiros atletas a cumprirem a maratona.

* O almoço será servido a partir das 12.30 horas

 

loading...
Share.

Deixe Comentário