A VII Viagem Medieval por terras da Eurocidade Chaves-Verín vai realizar-se nos dias 8 e 9 de setembro e recriar episódios do casamento de D. Afonso III com Dona Beatriz, datado do ano de 1253.

A Praça de Camões, Praça da República, Largo de Infantaria 19 e artérias adjacentes serão o palco do evento, que vai já na sétima edição, com o objectivo de continuar a valorizar a matriz local, cultural e social, através da preservação de valores e memória colectiva.

Durante os dois dias do evento terão lugar as mais variadas atividades socioculturais, que transportarão os visitantes até à época medieval, animada pelos bobos, histriões, bufões, saltimbancos, malabaristas, misturados no bulício da multidão com contadores de histórias, vendedores de sonhos e ilusões, falcoeiros e encantadores de serpentes, numa azáfama constante entre os mercadores, almocreves, mendigos, larápios, romeiros e frades. Tudo isto, no meio de uma gritaria de pregões, dança, música e incitamentos próprios da algazarra de uma feira de antanho.

Haverá bancas de comércio alusivas à época medieval para os artesãos, mestres do oculto e vendedores; exposição de réplicas medievais e artesanato diverso; mostra de produtos locais, regionais, nacionais e espanhóis; falcoaria; encantadores de serpentes; danças medievais cristãs; música medieval; artes circenses; teatralização; jogos infantis e gastronomia medieval.

De acordo com a organização – Município de Chaves, Associação Chaves Viva e colaboração da Eurocidade Chaves-Verín e Concello de Verín – este é um certame histórico-cultural “que dinamiza o desenvolvimento económico e turístico e que pelo sucesso das edições anteriores já faz parte do roteiro cultural do Município de Chaves, agora também alargado com a colaboração da Eurocidade à participação do Concello de Verín”.


O comércio local do centro histórico também participará na iniciativa, decorando o interior e o exterior dos estabelecimentos, de acordo com a época em questão.

Redacção

 

loading...
Share.

1 comentário

Deixe Comentário