A Praia Fluvial do Rabaçal está em obras para oferecer, futuramente, melhores condições aos visitantes daquela zona nobre do concelho de Valpaços.

A juntar a uma água de excelente qualidade, distinguida, ano após ano, que proporciona banhos tranquilos aos muitos veraneantes que visitam o local durante o verão, uma nova praia fluvial está a ser construída nas margens do Rabaçal, junto à Ponte de Valtelhas e ao Parque de Campismo do Rabaçal. As obras darão lugar a uma zona balnear de excelência, vigiada, que disponibilizará melhores condições aos visitantes, assegura a Câmara de Valpaços.

“Tenho a certeza que é uma obra que muito orgulhará os valpacenses e será um sucesso assim que concluída”, referiu o presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida. 

Integrada na estrutura ecológica concelhia, a obra, segundo a autarquia, tem como objetivo promover e valorizar o recurso endógeno “Rio Rabaçal” como elemento único e diferenciador e que, simultaneamente, sirva os residentes do concelho e atraia visitantes durante todo o ano.

Margens do Rabaçal vão acolher campeonatos internacionais de pesca   

A praia fluvial do Rabaçal servirá como ponto de partida para diversas atividades relacionadas com o rio, e a intervenção abrange uma área de praia fluvial com cerca de 1 hectare, e intervenções ao longo da pista de pesca, com a colocação de 70 pesqueiros em pedra, que cumpram as normas necessárias para a realização de campeonatos de pesca internacionais.

Será garantido o acesso a pessoas com mobilidade reduzida até à água, bem como a criação de um centro interpretativo do Rio Rabaçal, zona de receção multifuncional, que sirva não só como “porta de entrada” da praia, mas também para apresentar informações importantes para os banhistas.

A obra vai proporcionar melhorias significativas como instalações de apoio, balneários e casas de banhos, zona de primeiros socorros, posto de vigia de nadador salvador, espaço de recreio infantil, assim como passadiços para dar acesso a todas estas zonas.

Por fim, salienta o município, a “nova” Praia Fluvial do Rabaçal manterá algumas zonas de estadia e de merendas e criará outras de forma mais confortável e inclusiva.

loading...
Share.

1 comentário

Deixe Comentário