As festas da Cidade de Valpaços tiveram de encolher nos custos, mas prometem uma semana de animação, já a partir deste fim-de-semana, abrangendo um vasto e diversificado programa.

As festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde já começam a ser visíveis com a iluminação das ruas, inaugurada esta semana. Os espectáculos de rua são, aliás a nota dominante, numa romaria que se espera boa, apesar da tão falada crise económica. “A câmara municipal é sensível às dificuldades pelas quais o país e a população atravessa, por isso não podemos esbanjar recursos nas festas que nos fazem faltam para outras necessidades. De qualquer forma, o programa assemelha-se ao de anos transactos, se bem com alguma contenção de custos”, notou o autarca valpacense Francisco Tavares Á Voz de Chaves. “O programa contempla a actuação de artistas de renome e vamos continuara a realizar aquilo que já é tradicional na nossa festa, com toda a dignidade. Acho que apesar da limitação do orçamento, a população vai aderir à festa e vai ter orgulho nas festas de Valpaços”, concluiu o presidente do município, entidade organizadora das festas da cidade.

Incluída no cartaz, tem lugar durante o próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de Agosto, a Prova de Tiro aos Pratos, no Campo do Cabeço, organizada pelo Clube de Tiro, Caça e Pesca de Valpaços.

Também do domingo, é a vez de se encerrar o Projecto “Domingos em Forma”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Valpaços, que tem como objectivo incentivar a actividade física na população. Assim, o dia 26 dá por terminada a edição de 2012, com a actividade Bike Tour, um passeio de bicicleta pelas principais ruas da cidade, que arranca nos Paços do Concelho, às 18:45.

 

José Cid e Leandro cabeças de cartaz

 

Segunda-feira, a partir das 22h00, o Largo da Feira recebe “José Cid & Big Band” para

Um espectáculo que “mais que um grande concerto, promete ser uma grande festa!”. José Cid vai interpretar os seus temas mais conhecidos, e alguns novos, abrangendo todas as faixas etárias.

Na terça-feira, dia 28, o destaque vai para o espectáculo da Orquestra do Norte, na Praça da República, com início pelas 21h30, seguindo-se o I Grande Prémio de Carrinhos de Rolamentos, organizado pelos Escuteiros de Valpaços, a ter lugar na D. Manuel Chaves Sobrinho de Morais, Junto à Segurança Social, a partir das 22h30.

Quarta-feira, 29, como habitualmente, a noite está reservada para a Eucaristia e Procissão de Velas, desde o santuário de Nossa Senhora da Saúde até à Igreja Matriz, seguindo-se o concerto da Banda Municipal de Valpaços, no Jardim Publico, programado para as 22h00.

Na quinta-feira, dia 30, as atenções centram-se no Jardim Público com os Jogos Populares a realizarem-se com a organização dos Escuteiros de Valpaços e, posteriormente, a Grande Gala do Fado a desenrolar-se na Escadaria dos Paços do Concelho.

A sexta-feira à noite é dedicada às bandas de garagem valpacenses, com os Resto, Primatas, Padariagang e Sub Zero a subirem ao palco a partir 22h00, no Largo da Feira.

No sábado, primeiro de Setembro, ponto alto das festas, quando decorre toda a vertente religiosa das Festas da Nossa Senhora da Saúde, o programa inclui ainda o 57.º Circuito Motorizado de Valpaços, pelas 14h00, tendo lugar a procissão às 17 horas. No Santuário, às 23h30 sobe ao palco o cantor Leandro e cerca da uma da manhã serão milhares de pessoas que esperarão pelo fogo de artifício, que deverá durar cerca de 20 minutos. Segue-se ainda a actuação do Grupo Nova Dimensão.

No domingo, dia 2, a encerrar as festividades, decorre a Prova de Motocrosse, na Pista do Cabeço, numa organização do Moto Clube “Os Valpacenses”.

Á note, actua ainda no Santuário o Grupo Sol Nascente e a edição 2012 das festas da cidade de Valpaços termina com o fogo de artifício previsto para as 2 da manhã.

 

Cátia Mata

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário