Tem início hoje, dia 8, e decorre até domingo, dia 10, a XXIII Feira da Castanha Judia em Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços. 

Para além da castanha, que representa mais de 50 milhões de euros na economia do concelho valpacense, o Pavilhão Rota da Castanha contará com outros produtos do concelho, como outros frutos secos, mel, vinhos, azeite, doçaria, folar, enchidos, artesanato, licores, entre outros. Não faltarão também as tasquinhas onde os milhares de visitantes esperados poderão degustar o melhor da gastronomia valpacense.
Hoje, sexta-feira, a abertura da Feira será às 14h, seguindo-se a habitual sessão oficial de abertura, que este ano contará com a presença da Eng.ª Carla Pereira, diretora Regional de Agricultura do Norte. Durante a sessão será feita uma visita aos stands, um Magusto e ainda prova de vinhos. À noite, destaque para a atuação de Delfim Júnior & Ympério Show, às 22h. O pavilhão irá encerrar às 23h, mas a animação musical irá continuar na tenda de gastronomia.
Amanhã, sábado, a abertura da Feira está marcada para as 9h. Também a essa hora terá início a Montaria ao Javali, organizada pelo Clube de Caçadores Montenegro). Às 12h30 começa a Gastronomia da Castanha que envolve as tasquinhas e restaurantes aderentes. Às 15h animação de rua com concertinas Bárbara & Diogo, seguindo-se a atuação do Grupo Folclórico A. C. R. Conde – Guimarães. Às 16h30 terá lugar um Magusto. À noite a animação musical estará a cargo do grupo AmigosVitó. O pavilhão voltará a encerrar às 23h, continuando a animação musical na tenda da gastronomia.
No domingo, terceiro e último dia do evento, o pavilhão Rota da Castanha voltará a abrir portas às 9h. Será também às 9h que irá iniciar a I Rota da Castanha Judia TT, prova organizada pelo Montenegro TT. As concertinas Bárbara & Diogo voltam a animar as ruas às 11h. Às 12h terá início o programa da TVI “Somos Portugal” que estará a fazer a transmissão em direto para todo o mundo do programa até às 20h. Às 12h30 volta a haver Gastronomia da Castanha com as tasquinhas e restaurantes aderentes, às 16h o Concurso da Castanha organizado pela Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, e às 18h30 será aberto o Maior Bolo de Castanha com 600 kg. O certame encerrará às 20h.
A Feira da Castanha Judia é organizada pela Câmara Municipal de Valpaços e pela Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros com o apoio de EHATB-Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário