Entre os dias 25 e 27 de julho, o concelho de Valpaços recebeu o III Encontro Internacional da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, numa iniciativa de promoção da relação entre portugueses e brasileiros.

Numa organização da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, com o apoio do município de Valpaços, o encontro pretendeu “homenagear escritores brasileiros e portugueses” e “congregar os povos latinos promovendo a cultura do Brasil e de Portugal”. Dilercy Adler, presidente da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (SCLB), abriu a sessão, que decorreu na Casa do Vinho, felicitando todos os presentes, em especial, o presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, e o presidente honorário da SCLB para a Região Norte de Portugal, António Alves.

O diretor regional da Cultura do Norte, António Ponte, abordou a relação entre Portugal e Brasil, referindo que “as línguas são o resultado das fusões culturais das pessoas que as falam”.

Já o edil Amílcar Almeida mostrou orgulho pela realização do encontro no concelho, enumerando alguns aspetos da cultura do povo português e brasileiro. O presidente da Câmara de Valpaços apresentou sucintamente o concelho e encerrou a sessão de abertura.

O evento contou com várias mesas redondas, possibilitando a abordagem de temáticas como a Integração Cultural e Latinidade, as Tendências da Literatura Contemporânea, a Linguagem Poética Brasil e Portugal, as Práticas Pedagógicas nas Escolas Brasileiras e Portuguesas e a Génese da Criação Literária no Brasil e Portugal. Durante o evento cultural foram, ainda, apresentados vários livros e partilhados momentos de leitura de poesia.

O primeiro dia de trabalhos decorreu na Casa do Vinho. No segundo, foi dia de dar a conhecer alguns pontos emblemáticos do concelho. Já o último dia do encontro decorreu no auditório dos Bombeiros Voluntários de Carrazedo de Montenegro.

loading...
Share.

Deixe Comentário