Desde esta quarta-feira, dia 28 de outubro, que o uso de máscara na rua é obrigatório. O incumprimento do uso da máscara constitui contraordenação sancionada com coima entre os 100 e os 500 euros.

A medida, que vigorará durante os próximos 70 dias, aplica-se a pessoas com idade superior a 10 anos, “para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”, aplicando-se a todo o território nacional.

A obrigatoriedade do uso de máscara é “dispensada em pessoas que apresentem atestado médico de incapacidade multiusos ou declaração médica, no caso de se tratar de pessoas com deficiências cognitivas, do desenvolvimento e perturbações psíquicas; de declaração médica que ateste que a condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso de máscaras; quando o uso de máscara seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar e as pessoas que integrem o mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros”.

loading...
Share.

Deixe Comentário