A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde Chaves 2, no âmbito dos cuidados de proximidade à população, finalizou no passado dia 21 de Dezembro mais um programa modular de educação para a saúde destinado a pessoas com diabetes.

 

Programa terminou no passado dia 21 de Dezembro

Iniciado em 14 de Novembro e realizado, desta vez, na freguesia de Soutelo contou ainda com a colaboração da Junta de Freguesia local e do professor Paulo Rocha, da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

 

Este programa educacional, integrado no projecto da UCC Chaves 2 “Viver em harmonia com a diabetes”, é desenvolvido e implementado pela equipa multidisciplinar (enfermeiros, nutricionista, psicóloga, professor de educação física) em parceria com a Lilly Portugal- Produtos Farmacêuticos, e tem como finalidade promover a adesão do diabético ao regime terapêutico. Neste curso fomenta-se a inclusão da pessoa com diabetes como elemento-chave no seu próprio tratamento, a aceitação da doença como parte integrante da vida, bem como a adopção de uma alimentação saudável e equilibrada associada a uma actividade física regular, contribuindo assim para ganhos efectivos de saúde e em qualidade de vida.

 

Desenvolvido ao longo de sete sessões em grupo, o programa é constituído por actividades que visam o aconselhamento nas áreas da alimentação e do exercício, a informação sobre a doença e as diferentes fases do tratamento, assim como a importância do controlo e auto-monitorização de alguns parâmetros que interferem no controlo da diabetes (glicemia, peso, tensão arterial, cintura abdominal, colesterol, etc.). A adopção deste programa confere ao doente um papel interventivo, ou seja, o diabético participa de uma forma mais activa na vigilância e autocontrolo da diabetes, uma vez que o poder de decisão é partilhado através da educação e da motivação, de forma a dotar a pessoa com diabetes de conhecimentos e aprendizagem de habilidades indispensáveis para a gestão da sua doença.

 

Com a implementação deste programa, pretende-se que a pessoa com diabetes adira de uma forma eficaz ao regime terapêutico (alimentação, exercício físico e medicação), adoptando um estilo de vida mais saudável, de modo a alcançar um melhor controlo da diabetes e, assim, prevenir o aparecimento de complicações futuras, cujas consequências podem influenciar de uma forma negativa a qualidade de vida quer da pessoa com diabetes, quer da própria família.

 

A equipa da UCC envolvida sente-se satisfeita com a adesão e empenho demonstrados pelos participantes nesta iniciativa e deseja que os resultados alcançados ao longo do curso sejam um estímulo para a melhoria contínua no controlo da sua diabetes.

 

Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde Chaves 2

 

loading...
Share.

Deixe Comentário