Aos 19 anos, a estudante Ana Ferreira venceu o concurso nacional FotoUniversia com uma fotografia dos amigos tirada numa piscina em Boticas numa noite de Verão

No meio de 1144 fotografias, o público votou na imagem da jovem botiquense Ana Ferreira, que venceu o primeiro lugar da 1ª edição do concurso FotoUniversia em Portugal, promovido pelo portal universitário Universia, com um total de 286 votos. Estudante do 2º ano do curso de Arquitectura na Universidade do Minho, em Guimarães, Ana Ferreira participou com várias fotografias “por diversão”, mas “Social Meeting” (Encontro Social) rapidamente se tornou a mais votada da categoria “Os meus amigos” entre 1 de Junho e 1 de Setembro.

“Social Meeting” nasceu de um momento banal: uma festa com amigos à volta de uma piscina. “Eles estavam dentro de água, achei piada à luz, comecei a tirar fotografias, os meus amigos iam fazendo poses e acabou por surgir aquela fotografia”, explica a jovem de Boticas. Desta interacção com amigos, a Canon 400D da estudante registou um interessante jogo de luz e sombra. Este encontro “não é uma conversa vulgar, como numa esplanada. É debaixo de água, é uma situação estranha, mas não deixam de ser amigos reunidos. No fundo, foi forçada, mas acaba por ter um sentido”, nota Ana Ferreira. “O prémio faz-me sentir orgulhosa”, admite a jovem com sorriso, mas também mostra ao país que “não é só nos grandes centros que há pessoas com talento”.

Jovem participa na fase internacional do concurso

De 1 de Novembro a 1 de Dezembro, Ana Ferreira vai participar na fase internacional do FotoUniversia, cujo vencedor terá como prémio final 3 mil euros e uma câmara profissional. Nesta fase, a botiquense admite ter “mais receio porque sei que há gente muito boa e até profissionais”. Até porque a votação pode ser “injusta”, uma vez que o voto do público nem sempre selecciona os melhores. Na fase nacional, “havia fotografias que se calhar mereciam estar no ranking e não entraram”, nota a estudante.

Sempre gostou de artes, mas o gosto pela arte de fotografar foi despertado por uma viagem a Paris, há três anos. “Essa viagem marcou-me muito. A cidade é lindíssima e respira arte”, conta a jovem. Com uma imagem de França, ganhou o concurso do sindicato da Caixa Geral de Depósitos e começou a investir mais na fotografia com a câmara que ganhou. De resto, Ana Ferreira vai aproveitando os cursos de fotografia existentes em Guimarães para aperfeiçoar o talento. “Gosto cada vez mais de fotografia e vou continuar a participar em concursos para divulgar e ganhar experiência”, garante a jovem que não gosta de poses. “Gosto de fotografar no dia-a-dia, situações mais engraçadas e que chamem a atenção”. Para votar no vencedor internacional, basta aceder ao mesmo site onde decorreu a fase nacional: http://foto.universia.pt.

Sandra Pereira

loading...
Share.

Comentarios fechados.