O empresário Francisco Carvalho revela em entrevista à A Voz de Chaves que teve intenção de assumir os destinos do clube até há pouco tempo, mas mudou de rumo. Não sendo favorável à constituição da Sociedade Anónima Desportiva no clube flaviense, diz ter um clube novo formado e uma direcção pronta a trabalhar, caso a SAD do GD Chaves não se concretize.

Francisco Carvalho

Qual é a sua perspectiva sobre a actual situação do GD Chaves?

A situação do Chaves não tem pernas para andar. Acho que é uma farsa e que andam a enganar os sócios e a cidade. Penso que não há SAD nenhuma e não vejo investidores.

 

Não acredita que apareçam investidores?

Gostava de acreditar que pudessem aparecer investidores, mas neste momento não acredito. Penso que não há ninguém. Tenho abordado muita gente e as pessoas o que dizem é que enquanto estiverem lá o Sr. Mário [Carneiro] e o Sr. Castanheira [Gonçalves] as pessoas não investem um tostão. Eu também sou da mesma opinião e, da parte que me toca, é igual.

 

Estamos a falar de Mário Carneiro e Castanheira Gonçalves que são credores do clube…

 

Exactamente. Depois de tantos anos que lá passaram, o clube deve tanto dinheiro. Durante 25 anos dei mais que eles os dois juntos e o clube a mim não me deve nada, porque gosto do clube.

 

Se essas duas pessoas desistissem da dívida, apareceriam alternativas?

Apareceria eu e a equipa que tenho para trabalhar e eles sabem disso. Já tentei negociar com o Sr. Castanheira uma vez e fiz-lhe uma oferta de um montante para desistir da dívida e ele disse que lhe estava a oferecer uma esmola. Essa conversa foi em minha casa com testemunhas.

 

E compreende essa atitude?

Não consigo compreender. Um presidente que passou 12 anos no clube e que gosta tanto do clube… não compreendo.

 

E quanto a Mário Carneiro?

Tenho muita admiração por ele, como professor, agora, enquanto gestor de futebol acho que deixa muito a desejar e foi aquilo que se viu nos últimos dois anos. O clube tem que ser tratado como uma empresa, não pode ser só o presidente a mandar e a não consultar ninguém. Por isso é que o meu filho esteve lá dois meses e pediu a demissão.

 

 

Não concorda com a gestão feita no clube nos últimos anos?

Não, claro que não, até porque no ano passado ajudei o clube e este ano afastei-me. Paguei as minhas quotas, mas não fui ver um jogo. Não concordo com muita coisa.

 

Mas no final da temporada reaproximou-se do clube…

É mentira.Aproximei-me das pessoas e disse que ajudava a resolver o problema, se a dívida fosse realmente o que se dizia, que era 900 mil euros e não 3 milhões e 800 mil.

 

Tem acesso às contas do clube e não o considera viável?

Neste momento tenho acesso e para mim não é viável. Tirando o fisco, as outras situações dos credores estavam quase resolvidas, com várias dívidas perdoadas por parte de jogadores e firmas. Havia boa vontade para ajudar o Desportivo de Chaves. Tirando um jogador, os outros disseram que não queriam nada.

 

Esteve então muito perto de assumir os destinos do clube?

Estive, mas o Sr. Mário, em vez de negociar a dívida a 50%, paga a dez anos, o que era uma situação em que eu estava pronto resolver a situação, decidiu inventar uma SAD.

 

Mas tinha um acordo com Mário Carneiro?

Não havia acordo nenhum. Ele é que me disse sempre que ia negociar as dívidas a 50% e eu estava à espera disso. Eu não concordo com a criação da SAD porque acho que é prejudicial. Para começar, a Câmara de Chaves não vai apoiar, o que obrigará a pagar o aluguer do Estádio, àgua e luz. Por isso, veja quanto é que acarreta a SAD.

 

Mas do ponto de vista empresarial quem queira investir no clube fica com a sua posição salvaguardada…

Eu não invisto, agora se houver empresários interessados que o façam. Eu não acredito. Preferia investir no clube sem existir uma SAD.

 

Não existe mesmo possibilidade de entrar nesta SAD?

Nem pensar nisso!

 

Sabe de onde surgiu a ideia da Sociedade Anónima Desportiva?

Isso são ideias de pessoas como o Sr. Mário: acorda, surge a ideia de montar uma SAD e faz, porque ele não consultou mais ninguém. Ele e o presidente da mesa da assembleia.

 

E como fica o clube nesta situação?

A ideia concreta que eu tenho é começar um clube na regional, que as pessoas gostem e tenha as contas transparentes. Assim podia-se pôr o clube lá em cima, na primeira divisão, que é onde merece.

 

Tem esse projecto já pensado?

Sim, tenho o projecto. O novo clube já tem nome e está pensado. É para avançar na próxima temporada, se o Grupo Desportivo de Chaves for abaixo. Por isso está em banho-maria.

 

O que pode adiantar do novo projecto que tem em mente?

Posso dizer que tenho um clube registado, para começar do zero e para chegar à primeira divisão, com investidores.

 

Esteve cá na semana passada o treinador João Eusébio e esta semana deu uma entrevista ao Jornal A Bola em que fala num clube criado do zero para formar e exportar jogadores…

Isso não tem nada a ver! O problema é dele e ele lá sabe o que diz. O João Eusébio não tem nada a ver, não está ligado a projecto nenhum. O nosso projecto vai ser apresentado na Câmara Municipal de Chaves em breve e, a partir daí, as pessoas pensem o que quiserem.

 

Se avançarem, esperam o apoio da Câmara?

Precisaremos do apoio da Câmara em termos de Estádio e condições para os miúdos que é muito importante. Hoje vemos aldeias, onde existem campos sintéticos e vemos a nossa cidade onde não há condições para trabalhar. Agora, se nos garantirem condições, nós avançamos.

 

Depois destes anos todos próximo do GDC , alguma vez anteviu esta situação?

Não, acho que nunca vi o clube como está neste momento. Já passou maus momentos, mas existiram sempre soluções. Acho que neste momento a melhor solução é começar do zero. Se tivéssemos começado do zero há sete ou oito anos, já estávamos na primeira divisão e já nem se falava em dívidas. Tem que aparecer gente nova, que gosta do clube e queira trabalhar. Dar dinheiro ao clube, seja a quem for, é para estragar. O clube tem de ser gerido como uma empresa…

 

Mas a criação da SAD não ajuda a que o clube fique mais parecido com uma empresa?

Eu não acredito na SAD. É preferível andar dois passos atrás e estar na regional do que para o ano cair na III Divisão com as dívidas na mesma.

 

Sempre ajudou o clube ao longo dos anos, nunca teve intenção de assumir os seus destinos?

Não. Teve o meu filho intenção de assumir os destinos do clube há dois anos, tanto que ele era vice-presidente, mas deparou-se com esta situação e ao fim de dois meses apresentou a carta de demissão. Saiu porque o que tinha ficado definido em reuniões seria que a direcção funcionaria como um grupo, mas não foi isso que aconteceu, foi apenas uma pessoa só.

Diogo Caldas

 

loading...
Share.

6 comentários

  1. nao percebo… ninguem ker ajudar p clube enquanto estiver o carneiro… mas o carneiro ja se demitiu e pelo que percebi ja nao esta enm como interino… que esperam? ca p’ra mim o k tu keres e criar um novo clube por protagonismo… se isso é amoR ao GRUPO DESPORTIVO DE CHAVES, EU JA NAO SEI O K SIGNIFICA amor… já agora, o clube que quer criar, como se vai chamar? “Geração benfica chaves” … pobres ilusos esses coitados, vao para as esolinhas pensando k um dia irao jogar no plantel principal, e depois nem seker sao jogadores de futebol… pelo menos o gdc lançou e continua a lançar bons jogadores (inclsive para a europa) mas isto é tema pra outro post… uma msg ao sr francisco…deixe-se ne novos clubes… ajude o que tem, a historia deste clube é demasiado grande pra ser perdida… veja os exemplos de slagueiros, farense e campomaiorense. as ligas agora sao muito mais competitivas, e vamos andar umas dezenas de anos ate poder voltar… à 2ª B

  2. Pois é verdade, para quem diz ser amigo da cidade e do clube e por causa de 2 Pessoas que tanto quanto eu sei também são as responsáveis pelo afundar do Desportivo, o clube merece mais do que FALAR sou AMIGO, os amigos são para os dias difíceis para todos os dias difíceis agora as pessoas enganadas ou não votaram a favor da criação de uma SAD e tanto quanto eu sei ou percebo de gestão empresarial é mais fácil de haver transparência nas contas e mais facil de por a andar os chulos da cidade, é só investir quem puder pois eu não posso e deixo para quem possa em 3 ou 4 anos com boa gestão o dinheiro investido é recuperado, com as receitas do clube e venda de jogadores, mas o Sr Francisco não quer dar dinheiro a chulos e entendo mas não lhe ia dar nada ia ajudar um clube, uma cidade, uma tradição e muita gente, atletas, funcionários que tanto se dedicaram ao clube e estão a ver tudo a ir por água abaixo infelizmente. SR Francisco pense bem antes de tomar uma decisão final, entre nesta SAD e fique com a parte maioritária e ponha os chulos pra fora e tome rédeas do clube em 3 anos tem o investimento retornado e o clube na 1ª , AJUDE O CLUBE

    • Parece-me que estão a esquecer-se que a actual direcção do clube (ainda que interina) ou seja lá o que for, é que não quer ajuda! Se tiverem que fazer pedidos a alguém, peçam ao Sr. Mário Carneiro para colaborar! Nas mãos desses senhores é que está o destino de um clube com grande tradição no futebol português! Um histórico que até já foi à Europa e à Final da Taça de Portugal!

  3. antonio bexigas on

    força Chico tens razão no que dizes,qual estoria do clube a de nunca ganhar nada,um clube que nunca foi campeão a não ser o campeonato de reservas da A.F,vila real ja tem mais estoria a A.D,Flaviense que ja foi varias vezes campeão,estoria da final,estoria reza os campeões e que eu saiba o G.D.de chaves nunca foi campeão de nada so reservas,começar do zero para que chulos como castanheira e companhia vão receber ao caralho,o castanheira foi o maior gatuno que apareceu na estoria do desportivo,onde esta o dinheiro de varios jogadores vendidos?Rudy,Caroglan,garrido,Jorje Placido,Borges,Jorjinho,e muitos outros que agora não me lembro,e donativos que recebia na America para o G,D,C e metia na conta propria e não no clube,foi a vender tratores que o sºcastanheira enrriqueceu hahaha.tens razão Francisco acabar e comecar do zero com credibelidade e que todos os credores que se fodam ,Força Francisco estou contigo e sou da tua opinião .o teu amigo toninho Bexigas.

  4. antonio bexigas on

    NA ESTORIA FICAM OS CAMPEÕES E ESTE DESPORTIVO DE CHAVES NUNCA FOI CAMPEÃO DE NADA DE IMPORTANTE SO RESERVAS DA A,F,VILA REAL HAHAHAHAHA FORÇA FRANCISCO CARVALHO FAZ DESTE CLUBE UMA VEZ CAMPEÃO DE FUTEBOL DE UMA LIGA QUALQUER ESTOU CONTIGO UN ABRAÇO PARA A ESTORIA

Deixe Comentário