No âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNPSO), a biblioteca escolar do Centro Escolar de Santa Cruz-Trindade e a equipa de saúde escolar da UCC Chaves 1 desenvolveram uma ação de esclarecimento/sensibilização relativa ao projeto Saúde Oral Bibliotecas Escolares – SOBE e à utilização dos cheques-dentista, dirigida aos pais/encarregados de educação dos alunos do 2º ano.

Centro escolarO projeto SOBE é uma iniciativa da Direção Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da promoção da saúde oral em Portugal, que procura ligar a saúde oral à literacia e às bibliotecas escolares.

Para a implementação do projeto, numa primeira fase, a biblioteca recebeu um kit bibliotecas (KIT SOBE) composto por livros, músicas, autocolantes, fantoches e um filme, com os quais os professores podem dinamizar a temática da saúde oral num contexto educativo e lúdico, quer em sala de aulas, quer na biblioteca.

A professora bibliotecária Filomena Freitas fez a divulgação deste projeto junto dos pais/encarregados de educação dos alunos supracitados, salientando a sua importância para a divulgação da informação sobre a saúde oral, a prevenção precoce da cárie dentária e a consciencialização das famílias nesta área da saúde.

A entrega dos cheques-dentista foi operacionalizada pela equipa de saúde escolar representada pela Enfermeira Clara Sèvegrand, que enfatizou a importância da emissão/utilização deste cheque na diminuição da incidência e prevalência da cárie dentária em Portugal e esclareceu algumas dúvidas relativas à sua utilização. Aproveitou este momento para reforçar a importância que a higiene oral tem na prevenção das doenças orais.

A biblioteca escolar e a saúde escolar vão dar continuidade à promoção da saúde oral para todos os alunos do Centro Escolar, utilizando os recursos materiais presentes no kit e a biblioteca como espaço de referência, que se encontra sinalizado com o cartaz “Biblioteca promotora de sorrisos”.

A Professora Filomena Freitas e a Enfermeira Clara Sèvegrand agradecem a todos os que participaram e colaboraram nesta atividade: pais/encarregados de educação, professores titulares das turmas do 2º ano e funcionários da biblioteca escolar.

Biblioteca do Centro Escolar de Santa Cruz/Trindade

Saúde Escolar da UCC Chaves 1

loading...
Share.

Deixe Comentário