A Santa Casa da Misericórdia de Chaves cumpriu a tradição natalícia assinalando a quadra em todas as estruturas residenciais para pessoas idosas. Momentos religiosos e ações lúdicas fizeram parte da programação natalícia que decorreu durante a passada semana na secular instituição.

O ato de reconciliação, a celebração da eucaristia e a unção dos utentes constituíram os momentos de caráter religioso que decorreram nos diversos equipamentos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, onde também foram lembrados todos aqueles que passaram pela instituição, utentes e dirigentes.

De salientar que no Centro Social de Casas dos Montes o momento foi intergeracional. Os utentes do Lar Padre Justino Magalhães tiveram a companhia das crianças do pré-escolar.

Mensagens de reconhecimento pelo trabalho e longevidade

O almoço natalício, com as iguarias tradicionais da época, dirigido aos seniores foi partilhado com elementos da direção e colaboradores da instituição, como forma de celebrar, todos juntos, uma época tão especial e de união que a instituição pretende continuar a preservar e que ficou também marcado pela mensagem natalícia que o provedor, João Rua, não quis deixar de transmitir, como forma de agradecimento e reconhecimento por tudo o que as pessoas mais velhas já fizeram e pela importância que têm na comunidade.

Deixando-se contagiar pelo espírito da época, as diversas estruturas residenciais seniores encheram-se de alegria e boa disposição para tardes de convívio e confraternização saudáveis e participados, que contaram também com a presença de familiares de utentes.

A reportagem – concurso de “Ídolos” com utentes e colaboradores da instituição, dinâmica rítmica musicada, onde os seniores, entre a música e o movimento, eram convidados a seguir os passos dos animadores e muitas mensagens natalícias fizeram parte da programação natalícia que terminou com um lanche convívio.

A equipa de animação sociocultural, dinamizadora da programação de Natal, e as respetivas direções técnicas de cada equipamento social distribuíram presentes pelos idosos, sem esquecer os utentes que se encontram em situação de maior dependência.

 

Sandra Gonçalves

 

loading...
Share.

Deixe Comentário