O segundo escalão, que foi disputado esta época por 68 clubes [oito na série dos Açores], divididos por sete séries, vai ser alargado a 88 emblemas [oito na série dos Açores]em 2020/21 e reduzido na temporada seguinte, para 24 equipas, quando a FPF criar a terceira divisão. Valpaços Futsal de regresso ao nacional e Amigos de Cerva vai lutar por um lugar na nova 2ª Divisão de futsal feminino.

Aos 14 clubes que já disputavam o principal escalão vão juntar-se dois emblemas do segundo, após a realização de ‘play-offs’ entre as 12 equipas apuradas para a fase de subida, em data a definir consoante a evolução da pandemia de covid-19 e existência de autorização da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a retoma das modalidades em recinto fechado.

O segundo escalão, que foi disputado esta época por 68 clubes [oito na série dos Açores], divididos por sete séries, vai ser alargado a 88 emblemas [oito na série dos Açores]em 2020/21 e reduzido na temporada seguinte, para 24 equipas, quando a FPF criar a terceira divisão.

Na época de estreia, em 2021/22, o terceiro escalão vai ser disputado por 50 clubes e na seguinte por 36, sendo que em ambos os casos se mantêm oito na série dos Açores.

Este plano de reestruturação contempla ainda alterações nas competições femininas, cujo campeonato principal vai continuar com 16 clubes, sendo progressivamente reduzido para 14, em 2021/22, e 12, em 2022/23.

Este decréscimo de emblemas no principal escalão é acompanhado pela criação da segunda divisão, já na próxima época, com 12 clubes, provenientes da Taça Nacional, sendo alargado para 16, em 2022/23. O Amigos de Cerva, campeão distrital nesta época, vai poder lutar pela 2ª Divisão.

Antes do início das competições está prevista a Taça Nacional, com seis grupos de quatro equipas cada.
Sobem ao novo escalão intermédio do futsal nacional os dois primeiros classificados de cada grupo, num total de 12 equipas que vão disputar uma série única.

Nas próximas duas épocas a II Divisão vai ser disputada por 12 clubes, aumentando para 16 na temporada 2022-2023.

Nos escalões de formação, vai ser criado o campeonato nacional de futsal feminino de sub-19.
Em comunicado, a FPF dá conta das decisões tomadas hoje pela direção tendo em vista a resposta ao impacto da pandemia de covid-19, procurando aumentar o número de praticantes de futsal, reforçar a competitividade das provas e sustentar os clubes.

O Valpaços Futsal regressa à 2ª Divisão de Futsal na próxima temporada, após a reestruturação para a modalidade apresentada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O clube valpacense era o líder isolado da primeira fase do distrital da AF de Vila Real quando a prova, que teria ainda um Play-off de apuramento de campeão, foi cancelada devido à pandemia de covid-19.

Comunicado do clube valpacense:
“Hoje é um “grande” dia para toda a família do Valpaços Futsal Clube. Vencemos uma dura GUERRA. Vencemos e saímos reforçados, para enfrentarmos os desafios do futuro, com mais força, determinação, entusiasmo e vontade de vencer. Esta GUERRA serviu também, espero eu, para que alguns Valpacenses no futuro, pensem duas vezes antes de falarem e se atirarem aos responsáveis do clube, como o fizeram o ano passado… Ou confiamos em quem nos dirige ou não confiamos, mas se confiamos, temos o dever de apoiar em todas as circunstâncias e não abrir rachas nas nossas próprias muralhas. Tivemos sempre confiança em nós – são muitos anos a viver de perto o Valpaços Futsal Clube – das suas capacidades e competências.

Agora que o Valpaços está no seu lugar, lugar que conquistou dentro do campo, é a hora de reflectir, quem tiver de reflectir e aprender definitivamente a lição. O Valpaços Futsal Clube está muito acima daquilo que a maioria pensa, isso custou MUITO A CONSEGUIR, se um dia as coisas correrem mal, tenhamos todos a capacidade de ter memória e apoiar quem tanto nos tem dado. Estamos a falar de seres humanos e não de máquinas.
Que nunca venham dos Valpacenses (sócios e Adeptos) as críticas que doem mais. Repito uma frase que tenho utilizado muito nos últimos tempos: unidos ninguém nos derrubará….!”.

loading...
Share.

Deixe Comentário