A mostra “Sabores e Saberes” vai animar o fim-de-semana de 4, 5 e 6 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal de Chaves. Nesta edição, em tempos de contenção financeira, é dado especial destaque à agricultura e produção local. No que toca às tasquinhas, os milhos e a aletria são os pratos típicos escolhidos para seduzir os visitantes

Fumeiro, couve e batata vão ser os “reis” da 6ª mostra “Sabores e Saberes” de Chaves, que este ano vai decorrer nos dias 4, 5 e 6 de Fevereiro no Pavilhão Municipal da cidade. “Em tempos de crise, a agricultura foi sempre uma almofada e este ano decidimos dar uma especial atenção a este sector e ao retorno económico por essa via”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Chaves, João Batista, na apresentação do cartaz do certame.

Para o evento que pretende ser “uma vitrina dos produtos de qualidade locais e regionais”, a autarquia seleccionou 82 expositores entre os 120 interessados, devido à limitação de espaço do actual recinto. A preferência foi para os produtores locais e artesãos certificados e que executem trabalhos ao vivo, de modo a poderem transmitir um saber ancestral ao nível dos métodos de criação e reprodução das peças.

Para João Batista, a feira de produtos regionais flaviense tem uma marca própria em relação às dos concelhos vizinhos, como Boticas e Montalegre. “Tem produtos diferentes, como o Pastel de Chaves, e produtores do concelho, que são privilegiados enquanto não houver um espaço maior”, além da aposta no artesanato local. Nesse sentido, o autarca informou que o terreno do futuro pavilhão multiusos, em Santa Cruz, está em fase de expropriação e tem conclusão prevista para 2012.

Em paralelo, decorrerá o Festival Gastronómico, numa tenda de 525 m2 montada no parque de estacionamento do Mercado Municipal, que terá cinco tasquinhas com os milhos e a aletria como pratos típicos desta edição. Os restantes restaurantes da cidade poderão juntar-se ao evento com ementas típicas.

Mostra sofreu de cortes orçamentais, mas manteve divulgação junto dos minhotos

Em ano de contenção financeira, o orçamento global da mostra de “Saberes e Sabores” sofreu uma redução de 10 a 15% para um total de 57 mil euros. O investimento municipal foi igualmente diminuído em cerca de 50%, na sequência de novas parcerias estabelecidas, avançando este ano a autarquia com uma comparticipação de 14 mil euros. De acordo com João Batista, os cortes foram essencialmente efectuados na publicidade e divulgação do evento, que este ano não terá transmissão televisiva. Ainda assim, o certame será divulgado com uma conferência de imprensa em Braga, um “mercado de um milhão de pessoas, mais próximo, que em tempos de crise têm mais possibilidades de vir cá”, no entender do autarca flaviense.

“Na primeira edição, havia apenas uma cozinha tradicional certificada, agora há dezenas. Mais pessoas vivem dos produtos regionais”, notou ainda João Batista. A primeira edição da mostra começou com um volume de negócios inferior a 100 mil euros, tendo gerado à volta de 300 mil euros no ano passado, informou João Batista, apontado que um comerciante conseguiu vender mais de 15 mil pastéis no ano passado. “Este ano, aguardamos poder manter o atingido o ano passado”, concluiu.

Este ano, a animação será garantida exclusivamente por grupos do concelho. Na sexta-feira 4 de Fevereiro, está marcado para as 15 horas o 3º Encontro de Danças e Cantares Tradicionais do concelho. À noite, a partir das 21h30, o palco será ocupado pelo Grupo Tradicional de Ventuzelos. No sábado 5 de Fevereiro, a tarde será animada pelos ranchos folclóricos de Seralhiz, da Associação Desportiva e Cultural dos “Amigos de Vilas Boas” e dos “Ases da Madalena”, além de uma actuação do Grupo Canto Alegre, da Universidade Sénior de Chaves. À noite, a animação ficará a cargo do Grupo Amizade da Associação Cultural Flaviense. Na tarde de domingo 6 de Fevereiro, actuam o Grupo Cultural e Recreativo de Cela, o Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão, a Tuna Laetitia e o Rancho Folclórico da Vila Medieval de Santo Estêvão.

Sandra Pereira

loading...
Share.

Deixe Comentário