Decorreu no sábado, dia 15 de setembro, a abertura, em Chaves, da primeira “Box” de Crossfit oficial, disponibilizando localmente um desporto emergente e com um grande sucesso.

O Crossfit é um programa de força e condição física geral com incidência em grandes grupos musculares e na musculatura do “core” (zona central do corpo), com a intenção de otimizar a competência física de cada um dos dez domínios de condição física reconhecidos, a saber: Resistência cardiovascular e respiratória, Velocidade, Resistência muscular, Coordenação, Força, Agilidade, Flexibilidade, Equilíbrio, Potência e Precisão.

Salientam-se os vários exercícios com peso corporal, movimentos olímpicos como halterofilismo, levantamento do peso e ginástica em argolas, trabalho de mobilidade, saltar à corda e transportar e arrastar objetos.
Aposta de um jovem flaviense

A “ Box” de Crossfit, situada junto ao Café Ponto de Encontro, em Chaves, surgiu da vontade do um jovem flaviense, Diogo Gonçalves, praticante de Crossfit, na altura de estudante universitário. “ Foi em Coimbra que tive o meu primeiro contacto com o «Crossfit», quando estudava Engenharia na Universidade de Coimbra, e foi crescente o gosto pela modalidade ao longo dos anos, ao ponto de treinar para competição”, referiu Diogo Gonçalves. De regresso à terra que o viu nascer, Chaves, “porque não existia um espaço agregado ao “Crossfit oficial”, decidi criar em Chaves, após ter frequentado o curso de CrossFit, necessário para poder abrir um espaço afiliado à marca, a primeira e única box de Crossfit oficial, pois acredito no Crossfit como sendo uma modalidade rainha no que respeita ao fitness, saúde e bem estar” . Com a criação desta Box, “é praticamente a introdução local de um desporto emergente e com um grande sucesso” .

“Box” de Crossfit oficial

Ao espaço onde se pratica a modalidade de Crossfit é denominado de “Box” , existindo, neste momento, mais de 100 boxes afiliadas em Portugal. Além da garantia da qualificação dos monitores que acompanham os exercícios, “graças à afiliaçã o vamos poder ter atletas ou praticantes na região a participar na competição máxima da CrossFit. O Open da CrossFit Games” , referiu Diogo Gonçalves. “Qualquer pessoa pode participar, independentemente da idade e da forma física, e é uma boa forma de entrar no espírito competitivo, de poder comparar-se com pessoas de todo o mundo, através dos resultados públicos partilhados, e de acompanhar a evolução individual”, concluiu.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário