A terceira de um ciclo de quatro webinars relacionadas com o turismo, organizadas pela Câmara Municipal de Chaves, trouxe à discussão “O turismo e a nova normalidade”.

Depois de Ramiro Gonçalves, primeiro secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, com o tema “Como enfrentar os novos desafios para o turismo em Chaves | Alto Tâmega”, e de Vítor Pimental, presidente da ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, com o tema “Medidas de apoio nacionais e locais aos empresários, hotelaria e restauração”, o orador da passada quinta-feira foi Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Estas webinars foram criadas com o objetivo de dialogar com empresários e outros cidadãos relativamente à situação do setor do turismo face à crise pandémica do novo coronavírus. Neste sentido, apesar das “quebras brutais” registadas na economia nos últimos meses, Luís Pedro Martins referiu que esta pandemia “trouxe algo de positivo” para a região do Alto Tâmega: “Esta pandemia colocou na frente do palco os territórios de baixa densidade. Esta é a nossa grande oportunidade. Porquê? Porque vai ao encontro daquilo que é, neste momento, a procura dos turistas. O perfil do turista mudou, e mudou tendo em conta também esta situação catastrófica, e por isso vai procurar segurança, acima de tudo. Vai procurar também privacidade, natureza, tranquilidade, férias em grupos mais reduzidos, recuperar os conceitos das low trips, fazer programas mais reservados e que, obviamente, lhes deem essa garantia de segurança. Ora, quando olhamos para o Alto Tâmega e olhamos para este perfil de turista, é fácil de adivinhar que esta é a nossa grande oportunidade”.

O responsável pela Turismo Porto e Norte destacou ainda a importância do selo “Estabelecimento Clean & Safe” destinado a empreendimentos turísticos, empresas de animação turística e a agências de viagens e turismo, e cuja finalidade é “reconhecer as empresas do setor do Turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com SARS-CoV-2 (novo coronavírus)”.

No final da intervenção, os cerca de 50 participantes desta webinar tiveram a oportunidade de apresentar ao orador algumas questões que acharam pertinentes.

A quarta e última videoconferência desta iniciativa acontece já nesta quinta-feira, dia 15 de maio, às 15h. O orador será Jorge Costa, presidente do IPDT – Turismo e Consultoria, com o tema “Como projetar a imagem de destino seguro”. A videoconferência é gratuita, no entanto deverá inscrever neste link para posteriormente lhe serem dadas as credenciais de acesso à plataforma Zoom.

loading...
Share.

Deixe Comentário