O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro não ficou indiferente à Comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que, tradicionalmente, é feita no dia 16 de Outubro. A fim de assinalar esta importante data, a equipa do Projecto “Promoção e Educação para a Saúde/Sexualidade” (PES) organizou uma “Caminhada pela saúde”, no dia 28 de Outubro, com o objectivo de sensibilizar a comunidade educativa da importância de uma alimentação equilibrada e da prática de actividade física para uma vida saudável.

Pelas 10 horas, cerca de 600 alunos, acompanhados pelos respectivos docentes e trajados a rigor com T-shirts por eles decoradas com motivos alusivos à alimentação saudável e ao exercício físico, dirigiram-se para as Termas, onde houve a concentração de todas as escolas envolvidas. Aí confraternizaram, assistiram a uma representação teatral sobre a alimentação saudável (organizada pelo Centro de Saúde, n.º 2) e fizeram exercício físico orientado pelos docentes das Actividades de Enriquecimento Curricular de Educação Física e Desportiva do Primeiro Ciclo.

As escolas e jardins-de-infância das localidades participaram nesta actividade, fazendo uma pequena caminhada e confeccionando ementas saudáveis com o envolvimento da comunidade local.

Os alunos de NEE participaram na caminhada de acordo com as turmas em que estão inseridos e confeccionaram salada de frutas; os que apresentam mais limitações fizeram a sua “marchinha” dentro do recinto escolar.

Ainda integrada na comemoração deste importante dia, esteve patente uma exposição na Biblioteca Escolar, realizada pelos alunos do Agrupamento, alusiva à alimentação saudável e que poderá ser visitada, até hoje, 19 de Novembro, no Centro de Saúde Nº 2.

Com a colaboração da Dra. Maria José Portela, do Centro de Saúde Nº2, foram feitas sessões de esclarecimento subordinadas ao tema “Distúrbios Alimentares: obesidade, anorexia e bulimia” para todos os alunos do 6º, 9º e CEF. A sessão para Docentes, Pais /Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais foi levada a cabo na passada segunda-feira, dia 15 no auditório da Escola Sede.

A Equipa do PES agradece a todos os que colaboraram nesta actividade, nomeadamente à Polícia de Segurança Pública, Câmara Municipal de Chaves, Centros de Saúde de Chaves, Alunos do curso de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Dr. José Timóteo Montalvão Machado, Associação de pais/encarregados de educação, docentes, alunos e assistentes operacionais.

A todos, o nosso bem-haja.

A Equipa PES

loading...
Share.

Deixe Comentário