Devido ao novo coronavírus e ao facto de as visitas a monumentos e outros equipamentos turísticos, museológicos e culturais continuarem suspensas, o município de Boticas partilha semanalmente, no seu site oficial, fotos e informações relativas a um equipamento ou sítio para que as pessoas, de forma virtual, possam conhecer o local e possam ainda retirar informações para futuras visitas.

Ecomuseu do Barroso – Casa Museu Quinta do Cruzeiro: O Ecomuseu de Barroso é um projeto de território que tem como objetivo o seu desenvolvimento através da valorização dos elementos que lhe são particulares e estruturantes. É constituído por vários pólos dispersos territorialmente pelos concelhos de Boticas e de Montalegre, e cada um deles procura exibir e cativar o visitante de uma forma diferente dos demais. Proporciona-se, deste modo, uma perceção da identidade singular de cada lugar e das várias formas que os habitantes do Barroso tiveram e têm de interagir com o seu ambiente territorial e cultural.

A Casa Museu Quinta do Cruzeiro é um dos pólos constituintes deste projeto comum do Barroso. Este núcleo museológico, localizado na aldeia de Covas do Barroso, no concelho de Boticas, é parte integrante da Casa dos Silvas, antiga quinta senhorial que funcionava de forma orgânica, produzindo e transformando os produtos necessários à vida na casa.

Ao percorrer os diferentes espaços, o visitante tem a oportunidade de conhecer alguns aspetos da vida social da Casa do Silvas e da aldeia de Covas do Barroso. Cada divisão da casa, dará ao visitante uma visão do quotidiano de uma casa senhorial, onde os espaços sociais e de intimidade se encontram bem definidos e parecem ter parado no tempo.

Também poderá percorrer os espaços de trabalho da Quinta do Cruzeiro e conhecer as estruturas que a tornaram autossustentável, tais como a eira, o celeiro, os canastros, o moinho, o forno, os lagares de vinho e azeite e o alambique.

Para além da beleza e do legado histórico que é a Casa Museu Quinta do Cruzeiro, com o seu edifício de arquitetura tradicional e a quinta onde está inserido, o visitante tem ainda toda uma aldeia rica em património e paisagem para visitar.

loading...
Share.

Deixe Comentário