A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Montalegre aprovou o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A reunião Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios serviu essencialmente para definir estratégias de vigilância, primeira intervenção e de combate aos incêndios, tendo em conta os recursos disponíveis.

O encontro permitiu ainda fazer “uma previsão daquilo que vai acontecer e perceber a melhor forma de articulação entre as forças” para que o concelho de Montalegre não volte a ser fustigado pelas chamas, referiu David Teixeira, vice-presidente da autarquia de Montalegre.

O plano conta com a participação das forças de segurança e da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF).

David Teixeira lembrou ainda que o plano de fogo controlado implementado no município para reposição de pastagens e controlo de matos inclui mais de 100 hectares para renovação de pasto na encosta da serra do Larouco.

Também o Parque Natural Peneda do Gerês vai ser alvo “de uma vigilância apertada”, com as forças de segurança a vigiarem permanentemente os locais.  

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios “tudo está a fazer para que os incêndios na época de verão possam reduzir-se ou desaparecer no nosso concelho”, sublinhou o dirigente de Montalegre e responsável pela Proteção Civil Municipal.

David Teixeira referiu que ainda não foi possível a criação de um plano de contingência ao nível das ocorrências. Na sua opinião, as equipas de socorro e de intervenção médica deveriam ser separadas para segurança dos operacionais e para que haja menos gente no combate numa primeira intervenção.

“Iremos reportar à Autoridade de Proteção Civil Distrital e Nacional que a nossa decisão será em primeiro lugar de defesa dos operacionais e possivelmente iremos propor abandonar a primeira intervenção, deixar isso a outras forças, e se passar a ataque ampliado aí sim a nossa retaguarda poder ser num ataque mais musculado às intervenções no teatro de operações”, concluiu o responsável.   

loading...
Share.

Deixe Comentário