De forma a celebrar o Dia Mundial do Coração, no dia 26 de setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços (SCMV) organizou uma aula de ginástica rítmica com a participação de 100 utentes.

Através da equipa de Animação Sócio Cultural e com a colaboração da Professora Anabela e do grupo de dança Big Star, a Misericórdia de Valpaços organizou no polivalente da Quinta Nª Sr.ª do Carmo em Valverde, uma aula de ginástica rítmica conjunta dirigida aos utentes das várias Estruturas Residenciais.
Depois do exercício, nada melhor que um lanche para recarregar as “baterias”, dando continuação a uma tarde muito divertida, repleta de convívio, boa disposição e, principalmente, de exercícios para manter os “corações” fortes e saudáveis.
Segundo Altamiro Claro, provedor da SCMV, “estima-se que todos os anos morram em todo o mundo cerca de 17.5 milhões de pessoas de doenças cardiovasculares, sendo atualmente a principal causa de morte em Portugal. Tendo consciência desta realidade, a SCMV já toma, diariamente, medidas que proporcionem aos seus utentes um estilo de vida saudável, nomeadamente uma alimentação saudável e equilibrada e atividade física diversas vezes por semana”.

Visita à Feira de Valpaços

As Estruturas Residenciais Nª Senhora do Carmo e Francisco Teixeira levaram os seus utentes a uma visita à Feira de Valpaços, permitindo-lhes reviver esta tradição tão antiga e que lhes é tão familiar.
Foi uma manhã repleta de convívio, passeio e reencontros que deixou os utentes muito felizes e consequentemente a equipa de ambas as estruturas com a satisfação do dever cumprido.
Visita à Capela do Senhor da Pedra
Na despedida do Verão a Estrutura Residencial Francisco Teixeira visitou o Senhor da Pedra na praia de Miramar, concelho de Vila Nova de Gaia. Este passeio foi de encontro ao desejo dos utentes em visitarem a praia, alguns pela primeira vez tornando-se, pois, pertinente juntar a vertente de lazer com a de âmbito religioso.
Após a visita à Capela os utentes tiveram a oportunidade de aproveitar a praia e muitos deles de molhar os pés na água do mar. Durante o passeio proporcionou-se o encontro entre os utentes e alguns familiares residentes nos arredores do Porto, que fez com que se tornasse completo para os idosos. Após um delicioso almoço no parque de merendas de Arcozelo, visitou-se o Santuário da Santa Maria Adelaide, popularmente conhecida pela Santinha de Arcozelo.
Dada a satisfação manifestada pelos utentes pela realização deste passeio, ficou a promessa de um dia se voltar.

loading...
Share.

Deixe Comentário