A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços organizou, em parceria com o Destacamento da GNR de Chaves, uma ação de sensibilização no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A iniciativa pretendeu alertar “para os perigos na terceira idade” e, através dos militares da GNR de Chaves, foram fornecidas estratégias de prevenção contra situações de risco.

No encontro, o provedor da Santa casa da Misericórdia de Valpaços “proferiu algumas palavras de alerta para a contribuição de um futuro mais inclusivo desta faixa etária e, consequentemente, na prevenção da violência contra as pessoas idosas, uma questão social, de segurança e de saúde pública”, revela a instituição valpacense.

No fim, realizou-se um lanche convívio entre os utentes das várias estruturas no Jardim Municipal de Valpaços.

Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos, mas a maioria acontece em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais, promovendo a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.

O Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa tem lugar a 15 de junho. Esta data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção da Violência à Pessoa Idosa.

loading...
Share.

Deixe Comentário