Os utentes das diversas respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves destinadas à terceira idade e à infância participaram nos desfiles de Carnaval organizados pelo município de Chaves e pela Casa de Cultura de Vidago.

Vestidos a rigor, dezenas de utentes daquela instituição de solidariedade social, fantasiados com disfarces que juntamente, com a equipa de animação sociocultural elaboraram com os mais diversos materiais, percorreram as principais ruas da cidade, na passada sexta-feira, integrados no corso carnavalesco organizado pelo município local.
Dos três aos cinco anos, cerca de 40 crianças a frequentar o pré-escolar, do Centro Social de Casas dos Montes acompanharam os seniores no desfile que também foi intergeracional.
A atividade que anualmente se concretiza e que faz parte do plano de atividades da instituição representa para os técnicos de animação sociocultural da Misericórdia de Chaves “uma forma dos utentes recordarem tempos antigos. Para muitos deles a tradição passava por saírem à rua com panos brancos a tapar a cara, vestidos com roupas dos pais, e iam pelas ruas para os bailaricos e para a folia”, relembraram.
No passado domingo, alguns utentes repetiram a tradição no desfile de Carnaval que percorreu as ruas da Vila de Vidago, que juntou dezenas de figurantes, numa organização da Casa de Cultura de Vidago.
Com o envolvimento das crianças e idosos nas atividades voltadas para a comunidade, a instituição pretende para além da vertente lúdica, promover o convívio institucional e intergeracional, através da prática de atividades criativas e até incentivar a participação das famílias.

Sandra Gonçalves

loading...
Share.

Deixe Comentário