No próximo dia 20 de Janeiro, a aldeia de Vila Grande, da freguesia de Dornelas, concelho de Boticas, volta a ser palco da tradicional festa em honra de S. Sebastião e da celebração da “Mesinha de S. Sebastião”, cumprindo-se, assim, por mais um ano, aquela que é já há muitos anos uma das tradições mais importantes enraizadas no concelho de Boticas.


Como já tem sido habitual ao longo dos tempos, esta festividade, que se integra na antiga tradição das refeições comunitárias rituais ou festivas, junta milhares de fiéis que fazem questão de prestar o seu tributo ao mártir S. Sebastião e participar em mais uma grande festa de união e partilha.

 

Neste dia, a população oferece pão, arroz e carne de porco a todos quantos visitam a freguesia, dispostos ao longo de uma extensa mesa onde todos têm o direito de comer. Toda a comida é benzida, sendo o pão posto em cestos e a carne e o arroz em grandes tachos. Depois, é distribuída de vara em vara, em cima da mesinha que tem algumas centenas de metros de comprimento e que é disposta ao longo da rua principal.

 

Antes de se começar a comer, é dado S. Sebastião a beijar, recolhendo-se ao mesmo tempo as esmolas que cada um lhe queira oferecer.

É uma festa única, que se repete ano após ano e que nem o mau tempo que se pode fazer sentir nesta altura do ano consegue estragar.

 

Redacção

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário