O público já pode votar nas mesas pré-finalistas do concurso 7 Maravilhas à Mesas. Na competição encontram-se as Mesas de Chaves e de Montalegre.

O apelo ao voto é feito pelas próprias autarquias que desde o anúncio da seleção das suas mesas têm divulgado a sua gastronomia pelos quatro cantos do mundo através da RTP1, canal televisivo organizador do concurso 7 Maravilhas à Mesa.

Neste sentido, até ao dia 26 de agosto, o público poderá votar na mesa flaviense constituída pelo famoso Presunto de Chaves, cheio de “personalidade” e célebre por cá e por terras de além; pelo Pastel de Chaves, com Indicação Geográfica Protegida; e pelo Arroz de Fumeiro, confecionado com os melhores enchidos, e que tornam a gastronomia flaviense incomparável. A acompanhar um Quinta de Arcossó Grande Reserva Tinto 2013, de palato forte e estruturado.

Pelo meio, refere o município, a não perder, uma visita ao expoente máximo da cultura, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, com obra deste ilustre pintor flaviense. No caminho pode viver uma experiência única nas Termas de Chaves, um verdadeiro oásis para os sentidos e terminar o dia de forma majestosa com um passeio romântico no parque centenário ou uma partida de golfe no Vidago Palace Hotel.

“Descobrir os encantos de Chaves e o prazer de estar numa Mesa Flaviense é viver uma experiência única e usufruir da estadia num verdadeiro paraíso na Terra”, garante a autarquia.

Para votar na Mesa de Chaves deve ligar o número 760 10 70 37.

Pão Centeio, Chouriça, Cozido à Barrosã e vinho de Mont’alegre: A escolha gastronómica do Barroso

A Mesa de Montalegre, cujo padrinho é o padre Fontes, é constituída pelo Pão Centeio, com um sabor ímpar, pela Chouriça, e pelo tradicional e arrojado Cozido à Barrosã, com carnes de diferentes partes do porco (presunto, chouriça, chouriço, sangueira, salpicão, orelha, focinho, rabo, pé e farinhota) muita couve, cenoura, nabo e batata de Montalegre. Nos vinhos sobressai o fantástico tinto Mont’alegre.

O município apela assim ao sentido barrosão em abraçar esta causa que irá dignificar ainda mais as origens do Barroso.

A linha telefónica para votar na Mesa de Montalegre é 760 107 017.

7 Maravilhas à Mesa é um concurso nacional, no seguimento do projeto 7 Maravilhas, cujo objetivo é eleger a “melhor mesa” gastronómica, nacional (regional), associada a vinhos, nas versões de vinhos, pratos e petiscos, queijos e enchidos, roteiros, eventos e experiências enogastronómicas, valorizando a harmonização entre gastronomia e vinhos, bem como a experiência associada ao roteiro turístico.

A chamada tem um custo de 0,60€ + IVA.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário