Hugo Basaúla iniciou em grande estilo a campanha 2013 do Motocross nacional, ao vencer as mangas Elite e MX1 em Freixo de Espada à Cinta, palco da jornada inaugural do Campeonato. Piloto flaviense Hugo Santos foi segundo na manga Elite mas teve uma queda na manga de MX1.
Na pista trasmontana compareceram 50 pilotos seniores, equitativamente divididos pelas classes MX1 e MX2, mais 17 Iniciados e apenas 6 Infantis. Quanto às condições climatéricas, o tempo esteve geralmente frio mas seco, visto que só uns breve chuviscos caíram durante a tarde.
A manga Elite fechou o programa de corridas, com os 40 qualificados nas classes seniores. A luta pela vitória foi bastante renhida entre Hugo Basaúla e Hugo Santos, sempre muito próximos entre si e em trocas de posição. De tal forma que acabaram separados apenas por três décimos de segundo a favor de Basaúla, e com 1m02s de vantagem sobre Sandro Peixe. Este instalou-se no 3.º posto logo à quinta volta, e foi o melhor representante da classe MX2, destacado dos perseguidores imediatos, Pedro Carvalho e Diogo Graça. No 6.º posto ficou o terceiro representante da MX1, Sérgio Pita, seguido – já a uma volta do vencedor – por João Vivas e Miguel Gaboleiro.
Bastante movimentada foi a manga de MX2, sobretudo na sua fase final. Diogo Graça liderou desde a segunda volta até à penúltima. Mais atrás, na décima quarta passagem Sandro Peixe desalojou Pedro Carvalho do 2.º posto, e começou a aproximar-se do comandante. Na penúltima volta Peixe ascendeu ao comando, e Diogo Graça entretanto sofreu uma queda, conseguindo retomar a prova mesmo diante de Pedro Carvalho. No 4.º posto ficou o conhecido endurista Gonçalo Reis, diante dos irmãos Maricato, Jorge e Fábio.
Na manga de MX1, Hugo Basaúla comandou desde a segunda volta. Inicialmente foi perseguido pelo piloto flaviense Hugo Santos, mas este sofreu uma queda e desde a antepenúltima volta atrasou-se bastante, a contas com problemas na sua moto, o que explica o 10.º lugar obtido. Assim, o segundo lugar foi conquistado por João Vivas, que se impôs no duelo contra Daniel Pinto, enquanto o espanhol Jonathan Rodriguez foi 4.º classificado diante de Sérgio e Carlos Alberto.
Entretanto, na classe de Iniciados, os três primeiros classificados mantiveram sempre as mesmas posições relativas nas duas mangas. O espanhol Pablo Sôto liderou sempre, seguido de João Oliveira e Carlos Moreira. O quarto lugar coube a João Pinto na primeira corrida, e a Diogo Gil na restante, enquanto Bruno Charrua bisou no 5.º posto. Entre os Infantis, Ricardo Rocha venceu destacado as duas mangas, sempre seguido por João Duarte. Na manga de abertura o 3.º foi o melhor dos pilotos com máquinas de 50cc, Afonso Gomes, mas na outra corrida a 3.ª posição coube a Ruben Ferreira, enquanto Tiago Margarido era o melhor das “cinquentas”.
Depois desta ronda inaugural, o Campeonato Nacional de Motocross terá a sua segunda jornada no dia 7 de Abril, em Marinha das Ondas.