A obra “Heróis à Moda de Trás-os-Montes” é um projecto literário com nove contos, de autores bem conhecidos, de vários pontos transmontanos estava prevista ser  lançada no próximo dia 1 de Julho, ficou adiada para dia 22 de Julho.


O projecto literário é da autoria da editora Lugar da Palavra, que desde início do ano passado começou a lançar livros da colecção “Heróis à moda de…”. Sendo sobre a região transmontana, esta obra é constituída por “contos de humor, utilizando os regionalismos, gíria e expressões típicas/regionais de Trás-os-Montes”.

 

Esta é uma obra constituída por nove contos, de autores conhecidos, de várias zonas da região transmontana. “Dado o sucesso alcançado em outras zonas do país (Porto, Lisboa, Madeira), é de acreditar que vamos estar perante mais uma aposta ganha”, acredita a organização.

 

“Trata-se de um instrumento muito útil para dar a conhecer o enorme e riquíssimo património imaterial, que é o falar marginal transmontano. Ao mesmo tempo é um bom meio de divulgação da língua, nas escolas, junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, entre outras áreas”, realça ainda.

 

Dos nove contos que figuram no livro, um deles é de José Dias Baptista, natural de Vila da Ponte, concelho de Montalegre. Junta-se a este autor barrosão, Ana Catarino (Santa Marta de Penaguião), Manuel António Araújo (Chaves), Nathalie Lopes (Chaves), Fernando de Castro Branco (Bragança), João Pinto Costa (Vila Real), Josefina Mourão (Bragança), Ana Zita Rocha (Bragança) e Manuel Cardoso (Macedo de Cavaleiros).

 

Redacção

 

PROGRAMA – Montalegre

21h15 – Leitura do conto de José Dias Baptista com animação de imagens por Amélia Santos e Helena Pavão.

21h30 – Abertura do espaço de intervenções por David Teixeira.

21h55 – João Carlos Brito fala sobre o livro.

22h05 – José Dias Baptista fala sobre os seus contos.

22h15 – Ana Catarino fala sobre a sua obra e contos.

22h25 – Intervenção do presidente Câmara Municipal Montalegre, Fernando Rodrigues.

22h35 – Sessão de autógrafos.

23h00 – Fim.

 

 

loading...
Share.

Deixe Comentário