A GNR desenvolveu, entre 18 e 24 de dezembro, uma campanha de acompanhamento dos idosos que vivem sozinhos, denominada “Natal a GUARDAr os nossos idosos”, com o objetivo de diminuir o isolamento social e de aumentar a sua segurança através do programa de policiamento de proximidade.

A Guarda reforçou a sua ação junto dos 42 mil idosos sinalizados pelos últimos Censos Sénior, sensibilizando para os crimes de burla, que incidem sobretudo sobre a população mais vulnerável, como é o caso dos idosos, através de visitas regulares às suas residências.

Este ano, 3 149 idosos passaram o Natal sozinhos, sendo que destes 275 pertenciam ao distrito de Vila Real. De acordo com a GNR esta situação deveu-se sobretudo às recomendações das autoridades de saúde relativas à pandemia da covid-19.

Neste contexto, a GNR, através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, “procurou estar presente, em especial no dia 24 de dezembro, junto daqueles cujo o isolamento é maior nestas últimas semanas e sobretudo na noite de consoada, data em que tradicionalmente se reúnem as famílias”.

“A GNR continua empenhada no acompanhamento que, diariamente, faz dos nossos idosos, bem sabendo que nas mãos dos militares da Guarda está o compromisso de continuar a executar, de norte a sul do país, um trabalho permanente de apoio às populações mais vulneráveis, fazendo tudo o que estiver ao alcance para ajudar”, referiu aquela autoridade.

A GNR fez um vídeo da operação realizada junto dos idosos em Portugal:  https://drive.google.com/file/d/1J4iGkTZv2j7dIl4WBlojt-GnB__uxR4X/view?usp=sharing

 

Partilhar

Comentários | Seja educado na sua opinião