A Unidade de Ação Fiscal da GNR de Coimbra apreendeu na terça-feira 500 mil cigarros de contrabando em Chaves, com um valor superior a 185 mil euros, e deteve um homem de 58 anos.

A operação decorreu durante uma ação de patrulhamento de prevenção e combate à evasão e fraude tributárias na autoestrada A24, junto a Chaves, explicou a GNR em comunicado.

“Os militares da Guarda abordaram uma viatura suspeita que transportava 50 caixas de cigarros no seu interior, verificando-se que não ostentavam a estampilha fiscal exigida para a sua comercialização em território nacional”, realça a nota.

O valor dos cigarros apreendidos ascende a 185 mil euros e “a introdução no consumo dos produtos apreendidos teria causado um prejuízo ao Estado, em sede do Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do Imposto de Valor Acrescentado (IVA), superior a 85 mil euros”.

Foi detido um homem de 58 anos e os factos foram remetidos para o Tribunal de Chaves, acrescenta.

A apreensão foi executada pela Unidade de Ação Fiscal, através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Coimbra e contou com o reforço do Destacamento de Trânsito de Vila Real.

Partilhar

Comentários | Seja educado na sua opinião