O pavilhão multiusos da cidade de Valpaços voltou a ser palco, nos dias 12, 13 e 14 de abril, de uma das maiores feiras gastronómicas do nosso país: a Feira do Folar. A 21ª edição deste certame bateu número recorde de visitantes das edições anteriores.

O Folar de Valpaços, produto IGP (Indicação Geográfica Protegida), foi o rei desta feira, cujo preço se manteve igual ao das últimas edições: 8 euros de preço mínimo e 10 euros de preço máximo, por quilo. Contudo, este certame tem vindo a ser uma autêntica montra dos produtos da terra com muitos outros produtos do concelho valpacense à venda nos 97 expositores, como o mel, o vinho, os frutos secos, o bolo podre, as compotas, entre outros.

A abertura oficial da feira aconteceu, na sexta-feira, dia 12, por volta das 15h30, com a atuação da Banda Municipal de Valpaços. Seguiu-se uma sessão solene, aberta à população, no auditório do pavilhão. Após os discursos, houve a habitual ronda por todos os stands da feira. Às 21h30 deste mesmo dia teve início a etapa noturna do XVI Raid TT “Rota do Folar”, e a animação musical da noite esteve a cargo do grupo “Belcanto Show”.

No sábado a feira abriu às 10h e foi a essa mesma hora que iniciou a etapa diurna do XVI Raid TT “Rota do Folar”. Às 14h teve início a atuação de grupos e ranchos folclóricos do concelho valpacense, e às 15h a apresentação pública da obra “Valpaços – Jóia de Trás-os-Montes”, da autoria do Prof. José António Silva. Uma hora depois decorreu um showcooking por Leonel Fernandes, finalista do concurso televisivo MasterChef. À noite a música ficou a cargo do grupo “Função Públika”.

Durante a tarde de domingo, dia 14, terceiro e último dia da feira, o programa da TVI “Somos Portugal” esteve em direto a partir do recinto da feira. Também durante a tarde deste dia houve a atuação de bandas do concelho.

Também nesta edição as tasquinhas fizeram parte deste certame. Dispostos numa tenda junto ao pavilhão, estes espaços serviram várias iguarias da região.
A XXI Feira do Folar de Valpaços encerrou no domingo às 20h.

Feira mais visitada de sempre

As expectativas apontavam para que passassem pelo recinto desta feira cerca de 150 mil pessoas. De acordo com Amílcar Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, esse número foi superado: “Não tenho dúvidas que nestes três dias ultrapassámos, mas muito, as 150 mil pessoas e o milhão e meio de receita, que era a nossa fasquia. Estávamos convictos que poderia ser, efetivamente, a melhor feira. Hoje não tenho dúvidas que superou todas as expetativas. Mas todos os expositores estão super satisfeitos, fizeram em termos de produção muito mais, faturaram muito mais. E, de facto, está tudo doido, é a palavra adequada e certa, com aquilo que tivemos este fim de semana em Valpaços”.

O número de visitantes da Feira do Folar de Valpaços tem então vindo a crescer ano após ano, com pessoas a deslocarem-se de outras regiões de Portugal e também de Espanha até ao Norte do nosso país com o propósito de visitarem este certame. “Julgo que não restarão dúvidas a ninguém que de facto estamos na presença da maior feira gastronómica da região Norte”, afirmou o presidente da autarquia, acrescentando que “é um orgulho ser presidente da Câmara deste concelho, poder trabalhar em parceria com as nossas cooperativas, com as nossas associações, produtores e individuais. E, de facto, estamos todos a remar para o mesmo lado. E quando assim é beneficia a nossa economia”.

Produtores e visitantes pedem novo pavilhão

A construção de um novo pavilhão é algo desejado há muito tempo pelos produtores que, ano após ano, participam neste certame, por visitantes da feira, e também pela autarquia.

“Aquilo que as pessoas me dizem é que estamos a precisar de outro pavilhão, e de facto precisamos mesmo. Como todos os valpacenses sabem, desde o ano passado que estamos a formalizar para reabrirmos o nosso Hospital. Isso, naturalmente, resultou num grande investimento por parte da autarquia. Vamos ver num futuro próximo o que é que podemos fazer, porque, de facto, é já demasiado exíguo o espaço onde fazemos a Feira do Folar”, revelou Amílcar Almeida.

A Feira do Folar de Valpaços foi organizada pela Câmara Municipal de Valpaços e por EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA.

Maura Teixeira

loading...
Share.

Deixe Comentário